O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) de Mendes foi discutido em Oficina Participativa de Prognóstico realizada no dia 16 de maio, no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). O evento, feito em conjunto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, pela Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), pela MYR Projetos Sustentáveis, com o apoio da Prefeitura Municipal, aconteceu, na parte da tarde, em continuidade às etapas do processo de elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA), inéditos para 13 municípios que estão inseridos na bacia hidrográfica do Rio Guandu, sendo eles: Seropédica, Paracambi, Mendes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontein, Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro, Mangaratiba. Os ProMEAs resultarão no Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ com foco em recursos hídricos, ação prevista no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê.

A Oficina Participativa do Prognóstico do ProMEA de Mendes contou com a participação da população, de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, da MYR Projetos Sustentáveis, de mobilizadores sociais e teve como objetivo discutir ideias de programas, projetos e ações de educação ambiental a serem implantados, levando em consideração informações levantadas anteriormente, na fase de Diagnóstico.

O evento foi conduzido pela mobilizadora social, Roberta Donati e pela técnica da MYR Projetos Sustentáveis e coordenadora do ProMEA, Marina Guimarães, que fez um apanhado sobre o projeto até o momento, com um breve resumo sobre o diagnóstico socioambiental de Mendes construído na etapa anterior através de visitas de campo e entrevistas com pessoas locais, além da realização de oficinas de caráter construtivo que permitiram a análise dos dados e a coleta de informações em conjunto com a sociedade. “O ProMEA é um projeto vivo, que vai sendo modificado ao longo do tempo, à medida que as coisas vão acontecendo. E, agora, temos um conhecimento inicial maior sobre o município”, afirmou Marina. Segundo ela, o Prognóstico do ProMEA deve ser elaborado pensando nas problemáticas e potencialidades do município apontados na fase anterior.

Árvore dos Sonhos – “Pensando em Educação Ambiental, onde queremos chegar em nosso município?”. Foi com esse questionamento que a equipe da MYR Projetos Sustentáveis deu prosseguimento à Oficina, desenvolvendo a dinâmica participativa “Árvore dos Sonhos”, onde cada participante foi incentivado a escrever quais seus sonhos, desejos e expectativas sobre as relações socioambientais e educação ambiental em seu município. A partir daí, cada sonho foi sendo colado em um tronco vazio de papel até preencherem a Árvore dos Sonhos de Mendes.

Após essa etapa da Oficina, foi desenvolvida nova dinâmica participativa, chamada de “Caminho das Pedras”, onde os presentes foram divididos em grupos que deveriam discutir os sonhos apontados e escolher alguns desses para pensarem, em conjunto, ações para se conquistar os objetivos almejados.

Ao final da dinâmica, cada grupo pôde expor, aos demais presentes, o que foi discutido entre eles e, assim, abriu-se debate sobre cada tema apontado.

Entre os temas e possíveis soluções apontados pelos grupos na dinâmica estiveram:

– problemas relacionados ao saneamento básico e, como sugestões para contorná-los estão a intensificação de educação ambiental nas escolas, visitas técnicas às residências para verificar qual a real situação do despejo de dejetos, e formas de subsídios à população mais carente para a instalação de fossas sépticas e redes de esgotos em suas casas.

– a coleta seletiva e lixo orgânico, surgindo como opções de ações a criação de lei que obrigue estabelecimentos comerciais a fazer a separação de seu lixo orgânico; criação de usina ou pátio de compostagem municipal; maior diálogo entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação.

– o mal direcionamento do lixo orgânico de estabelecimentos comerciais. Como sugestão de ações ficou a criação de leis que os obrigue a fazer a separação de seu lixo para destinar à compostagem. Foi sugerido, também, a criação de uma usina ou pátio de compostagem em Mendes, além de um programa permanente para tratar resíduos sólidos.

– as queimadas constantes no município, principalmente durante o período de inverno. Foram pensadas ações como apresentações teatrais nos bairros onde mais ocorrem essas queimadas para a conscientização da população, sejam crianças ou adultos. Além disso, foi sugerido um maior controle dos criadores de equinos para protegerem as criações contra os carrapatos uma vez que, muitas queimadas são realizadas propositalmente a fim de exterminar esse tipo de inseto.

A secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mendes, Zélia de Souza Pereira reforçou, durante a Oficina, a importância da união entre a população e o poder público em busca da Educação Ambiental efetiva. “Público e privado têm que caminhar juntos. Só poder público não vai resolver os problemas, assim como a comunidade sozinha também não. Temos que buscar ações em conjunto”.

Ao final da Oficina foram informadas quais serão as próximas etapas do ProMEA e destacado o papel fundamental da sociedade para a identificação e busca de soluções compartilhadas para os problemas, fragilidades e potencialidades existentes na Educação Ambiental.

Participação Social – A participação da sociedade na elaboração dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA) é de fundamental importância para a identificação e busca de soluções para os problemas existentes na área de Educação Ambiental.  A seguir encontra-se link para formulário desta etapa de Prognóstico. Assim como a Oficina Participativa, este formulário é uma canal para que a população do município possa contribuir na construção do Programa com informações adicionais, críticas e sugestões. Contribua!

https://forms.gle/bgSLy8GuxXpZrtos6