O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim completa 22 anos no próximo dia 03 de abril e preparou uma programação especial que inclui o lançamento da Revista Guandu 2024 e o Seminário de Saneamento do Guandu. O evento acontecerá no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro do Rio de Janeiro, das 13h às 17h.

Além da cerimônia de comemoração do aniversário do primeiro Comitê de Bacias Hidrográficas do estado do Rio de Janeiro, que só nos últimos dois anos investiu mais de R$ 60 milhões em ações e projetos em prol da água que abastece cerca de 9 milhões de pessoas, o Colegiado irá lançar a Revista Guandu 2024, que traz reportagens sobre os impactos dos investimentos no território, através dos projetos e vai realizar um Seminário de Saneamento.

O Seminário vai trazer um importante debate sobre a Região Hidrográfica II do Rio de Janeiro, área de atuação do Guandu, que abastece mais da metade da população do estado.  Serão apresentados os resultados do Sanear Guandu após dois anos de execução – o maior projeto de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país. Serão lançados ainda editais de Saneamento Básico, voltados para esgotamento Sanitário e Resíduo Sólidos – remediação e encerramento de lixões, que é o Sanear Guandu II.

O Sanear Guandu foi criado a partir do projeto Saneamento Rural, também idealizado pelo Comitê, que realizou o diagnóstico das necessidades de esgotamento sanitário das áreas rurais e periurbanas dos 15 municípios pertencentes à Região Hidrográfica II.  A iniciativa beneficiará, diretamente, cerca de 60 mil pessoas.

Últimos dados do Sanear, que serão atualizados no evento, mostram que o programa já investiu mais de R$ 32 milhões em 13 municípios contemplados, com 4.060 domicílios atendidos, num total de 22.080 pessoas contempladas com serviço de esgotamento sanitário adequado. A projeção é que com a iniciativa tenham sido impedidos o despejo, por dia, de mais de 3 milhões de litros de esgoto sem tratamento.

Ao completar 22 anos, neste dia 3 de abril, o Comitê Guandu reafirma o seu pioneirismo na gestão descentralizada e participativa das águas e projeta novas ações que visam o fortalecimento da RH II.

Com os editais que serão lançados até o final do mês de abril, está prevista a hierarquização de localidades para a segunda fase do Sanear Guandu, e a hierarquização de vazadouros (lixões) para remediação ou elaboração de projetos de remediação, o Sanear Guandu – Resíduo Sólido, em consonância com o Plano nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a extinção de todos os lixões até 2024.

Para se inscrever gratuitamente, basta confirmar a sua presença enviando um e-mail para guandu@agevap.org.br com o assunto “Confirmação de presença – Seminário de Saneamento”, informando o seu nome completo até 1º de abril, na próxima segunda-feira.

Serviço:

Seminário de Saneamento do Guandu

OAB – Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 150 -9° andar – Castelo, Rio de Janeiro-RJ

Data: 03/04/2024 – quarta-feira

Horário: Das 13h às 17h