O espaço ocupado pelo Comitê Guandu-RJ na “Exposição de Ciências” de Seropédica, em comemoração ao mês do Meio Ambiente, foi um dos mais visitados nesta terça-feira (18). Estudantes de várias escolas, além de outros participantes, puderam conhecer um pouco sobre os vários projetos e programas do Colegiado na busca constante por água limpa e abundante para todos em uma das regiões mais importantes ao abastecimento do Rio de Janeiro.
Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Seropédica para oportunizar a aproximação da população com o universo científico de forma lúdica, dinâmica e interativa, a “Exposição de Ciências” está na sua terceira edição e acontece até esta quinta-feira (20), no estacionamento da unidade Pré-Hospitalar Dr. José Bueno Lopes no km 49.
O evento, voltado para que instituições exponham materiais, experimentos, projetos e pesquisas, tem a parceria da Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) por meio da “Caravana da Ciência”, além da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e outras secretarias municipais.
“É o terceiro ano consecutivo que nós realizamos a Exposição de Ciências. É uma oportunidade para os expositores mostrarem seus trabalhos, como é o caso do Comitê Guandu, da Universidade Rural, da Caravana da Ciência da Fundação CECIERJ e outros parceiros, mas também de todos os munícipes terem mais acesso às informações do mundo da ciência, que muitas vezes eles não têm. Então, a importância desse evento é justamente dar essa oportunidade às crianças e aos adolescentes, assim como adultos do nosso município”, disse secretária de Meio Ambiente de Seropédica, Flávia Constantino, que também é membro do Comitê Guandu.
Visitando o estande do Comitê Guandu e outros espaços da “Exposição de Ciências” esteve o aluno do ensino médio Marcos Vinicius, de 15 anos, do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho, localizado no campus da UFRRJ. Por meio de folders sobre as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e da Revista Guandu de 2024, ele pôde conhecer um pouco mais sobre a importância de cuidar da natureza e o papel do Colegiado com os investimentos no território dos 15 municípios na bacia dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.
“Eu gostei muito do evento, porque a gente está aprendendo diversas coisas, inclusive sobre a importância da Floresta Nacional Mario Xavier no município de Seropédica. Eu achei o evento muito legal para as pessoas aprenderam sobre assuntos que ainda não sabem”, destacou o estudante.
Dentro deste mês, conhecido como “Junho Verde”, o Comitê Guandu já esteve em outros eventos voltados à conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, entre eles um palestra, no último dia 17, para os colaboradores das lojas Renner sobre Educação Ambiental. O evento aconteceu no Centro de Distribuição da empresa em Santa Cruz, no Rio.
Durante o encontro, foram apresentadas algumas ações como o Sanear Guandu, que é considerado o maior programa de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país. Foram exemplificados, com uma maquete, os resultados que podem ser obtidos com a implantação de soluções individuais nas residências, como é o caso dos biodigestores. O Sanear já investiu mais de R$ 32 milhões em 13 municípios contemplados, com 4.060 domicílios atendidos, num total de 22.080 pessoas beneficiadas.
Outro destaque apresentado foi o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que norteia a elaboração do Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II.
Essas e outras iniciativas que impactam na melhor gestão das águas também estiveram em evidência na Semana do Meio Ambiente de Vassouras, que contou com a participação e apoio do Comitê Guandu, entre os dias 3 e 6 de junho, e foi organizada numa parceria da Prefeitura com a Universidade de Vassouras.