Mais duas escolas da Região Hidrográfica II (RH II), atendidas pelo Comitê Guandu-RJ, vão receber a partir da próxima semana o “Amigos do Guandu”, projeto de educação ambiental do Colegiado, que chega a sua terceira edição com atividades lúdicas pela preservação da água e outros recursos da natureza.

A primeira atividade de 2024 acontecerá, na próxima quarta-feira (16/10), na Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, que fica no Saudoso, em Paracambi. Cerca de 40 alunos das turmas do 3º ao 5º dos anos iniciais do Fundamental participarão do projeto no período da manhã. A outra unidade de ensino que será atendida é a Escola Municipal Maria Guilhermina, no bairro Leandro, em Itaguaí, onde 170 alunos também do 3º ao 5º ano estarão evolvidos nas ações realizadas pelo Comitê Guandu.

As atividades seguem até dezembro deste ano com apresentações teatrais e passeios, além de outras ações como a confecção de cartas ao futuro, escritas pelos estudantes, que serão colocadas em uma cápsula do tempo e lidas só daqui a 10 anos.

“As “Cartas para 2034” serão elaboradas no início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes daqui a 10 anos”, destacou a pedagoga Andrezza Maciel, que atua no projeto “Amigos do Guandu”.

As etapas do projeto contam com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Paracambi e Itaguaí, que receberão o “Amigos do Guandu” neste ano. As secretarias municipais de Educação e de Meio ambiente e de estarão presentes na ação. Em 2022, o projeto esteve em unidades de ensino de Seropédica e Nova Iguaçu, e no ano passado em Queimados e Japeri, beneficiando a centenas de alunos.

As duas escolas escolhidas em Paracambi e Itaguaí estão dentro da área de atuação do Sanear Guandu, que é o programa de esgotamento sanitário realizado pelo Comitê Guandu em áreas ruas e periurbanas. Os alunos vão poder conhecer de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais instaladas pelo programa gratuitamente na casa de famílias como a deles.

Para tornar o Amigos do Guandu ainda mais lúdico e atraente, o Comitê conta com vídeos educativos animados com a participação do mascote do projeto, o “Dudu”, que é um mensageiro da natureza. Ele também ilustra uma cartilha distribuída aso alunos e educadores.

Os alunos também receberão em sua escola o projeto “Replantando vidas” com o plantio de mudas cedidas pela Cedae, a ser realizada na área externa das escolas e vão poder visitar também o espaço Manancial da companhia na cidade do Rio de Janeiro, onde participarão de atividades lúdicas e de muito aprendizado.