Cerca de 170 alunos da Escola Municipal Maria Guilhermina, no bairro Leandro, em Itaguaí, receberam nesta quarta-feira (23) a primeira ação do “Amigos do Guandu”, projeto de educação ambiental do Comitê Guandu-RJ junto com parceiros. Até dezembro deste ano, os estudantes do 3º ao 5º ano do Fundamental estarão participando de uma série de atividades lúdicas pela preservação da água e de outros recursos da natureza. 

O primeiro dia foi marcado pela exibição de vídeos animados e por um quiz de pergunta respostas, que empolgaram galerinha. Os alunos aprenderam um pouco mais sobre meio ambiente, rios da região e algumas espécies de animais da Bacia do Guandu que estão ameaçadas de extinção, como o boto cinza, o peixe das nuvens e a rã da espécie physalaemus soaresi, que só é possível de ser encontrada na Floresta Nacional Mário Xavier (Flona), em Seropédica, na Região Hidrográfica II.

E quem ajuda a pedagoga Andrezza Maciel, que atua no “Amigos do Guandu”, a levar as informações aos alunos de forma lúdica e atraente é o mascote do projeto “Dudu”. Nos vídeos educativos, o mensageiro da natureza ensina as crianças que todos devem fazer a sua parte, aceitando suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra.

Os alunos Felipe Anderson Teixeira da Silva e Christian Daniel, respectivamente dos 3º e 5º anos, gostaram de participar do projeto e estão empolgados com as próximas etapas. Estão previstas mais ações de conscientização, apresentação teatral e visita externa, além da confecção de cartas ao futuro, escritas pelos estudantes, que serão colocadas em uma cápsula do tempo e lidas só daqui a 10 anos.

“Eu achei muito bom e quero participar de tudo. Temos que cuidar da água e dos bichos”, disse Felipe, que foi reforçado por Christian. “Está sendo muito legal o projeto. É muito importante aprender sobre a natureza”, completou.

Diretora da Escola Municipal Maria Guilhermina, Thaís Ribeiro disse que ficou encantada com a proposta do projeto Amigos do Guandu e com a empolgação dos alunos.

“Eu confesso que, enquanto diretora, estou amando e estou muito encantada, porque a ação é justamente trazer a conscientização dos alunos com relação à educação ambiental. E hoje, na prática, eu pude perceber o quanto os eles participaram, estavam engajados, comprometidos. A ação, dada pela equipe do projeto, foi maravilhosa, porque buscou de uma forma lúdica, interdisciplinar, destacar a importância do meio ambiente com o foco na bacia hidrográfica do Rio Guandu, que abastece, inclusive, milhões de residências e também sofre com esse despejo incorreto de resíduos. Então, toda a ação, que eu sei que vai ser feita, ela vai surtir um aprendizado muito significativo. E hoje eu pude sentir isso na prática, aqui presente. Então, os meus parabéns para toda a equipe.  A nossa escola agradece essa parceria”, destacou a diretora Thaís Ribeiro.

A próxima atividade acontece na escola  acontece na quinta-feira (31), quando os alunos vão conhecer o Sanear Guandu e ver de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais instaladas pelo programa do Comitê gratuitamente na casa de famílias como a deles.

Tanto o colégio de Itaguaí, quanto a Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, que fica no Saudoso, em Paracambi, que também recebe este ano o “Amigos do Guandu”, estão dentro da área de atuação do Sanear Guandu, que é o programa de esgotamento sanitário realizado pelo Comitê Guandu em áreas rurais e periurbanas. Em Paracambi, a próxima ação do projeto será no dia 31, também com a participação de representantes do Sanear.

As etapas do projeto contam com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Paracambi e Itaguaí.