Mais uma etapa do “Amigos do Guandu” foi realizada nesta semana nas escolas municipais Maria Guilhermina, em Itaguaí, e Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi. Cerca de 200 alunos puderam conhecer de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais aplicadas no “Sanear Guandu”, maior programa de esgotamento sanitário em áreas não urbanas, realizado pelo Comitê Guandu-RJ e parceiros, que está atendendo, inclusive, os bairros Leandro e Saudoso, onde ficam as escolas.

As visitas da equipe do “Sanear Guando” às escolas aconteceram na última terça-feira e nesta quinta (31), sendo essa só uma das várias ações que os alunos vão receber até dezembro do “Amigos do Guandu”. O projeto de educação ambiental do Comitê acontece pelo terceiro ano consecutivo e é um dos carros-chefes do Plano de Comunicação do Colegiado. Desenvolvido com colaboração pedagógica, o “Amigos” tem o objetivo de somar esforços com as escolas para levar a importância da preservação e gestão da água aos alunos e consequentemente à comunidade escolar, como um todo, buscando uma conscientização conjunta e fortalecida.

Na Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi, foi apresentado, na terça (29) como é o funcionamento do biodigestor e a importância de ter uma água tratada. A equipe da gerenciadora inserida no programa Sanear Guandu levou uma maquete para tornar a explicação mais visual. Cerca de 40 alunos das turmas do 3º ao 5º dos anos iniciais do Fundamental participaram da atividade.

Na Escola Municipal Maria Guilhermina, em Itaguaí não foi diferente. Parte dos 170 alunos do 3º ao 5º ano também acompanhou a demonstração da solução individual instalada pelo Sanear gratuitamente na casa de famílias como a deles.

Aluno do 4°ano da escola de Paracambi, Miguel Reis, de 9 anos contou o que aprendeu com o projeto. “Eu gostei! Água é vida. Eu aprendi que se a água tiver sabor, cheiro, ou cor estranha, não deve beber, porque ela está contaminada ou poluída”, destacou o menino.

Lição parecida é que o vai levar para casa a pequena Alice Cristina, de 8 anos, que estuda no 3º ano da escola de Itaguaí. “Eu estou achando muito legal e é um projeto que a gente está  aprendendo a cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Diretora da Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, Madelaine Marinho Rodrigues de Souza destacou que a unidade está muito feliz em receber o projeto “Amigos do Guandu”, que recebeu o reforço do Sanear. “Todos aprenderam a cuidar do meio ambiente com um biodigestor, que é fundamental por várias razões. Além de reduzir a poluição,  promove a energia renovável e a saúde do solo. E, essa informação transmitida aos alunos, é de extrema importância,  pois assim, crescerão cidadãos conscientes da necessidade de cuidar da água”, declarou a diretora.

Também falaram sobre os bons resultados da iniciativa a diretora Thais Ribeiro e a coordenadora Zuleide Raposo, ambas da Escola Municipal Maria Guilhermina.

“O projeto Amigos do Guandu reforçou a educação ambiental em nossa escola. Tratou de um assunto sério, de forma lúdica e de fácil entendimento. Falou sobre o saneamento básico, o manejo dos resíduos sólidos, destacou o cuidado com a saúde, a importância dos rios e a água potável. Foi um projeto voltado para a comunidade, com ações de apoio à saúde, na melhoria do saneamento básico”, comentou a coordenadora Zuleide.

A diretora Thais Ribeiro classificou a ação desta quinta como uma “excelente experiência”. “Os alunos ficaram empolgados. A equipe do Sanear falou muito bem sobre cada procedimento realizado e tiveram perguntas. Então, teve todo um momento de troca de experiência sobre o que é feito na casa deles, se estão fazendo correto. A gente percebe que essa conscientização sobre os problemas e agravos que podem ser causados por essas ações indevidas, elas vão trazer consequências não só para a nossa vida, mas para toda a comunidade aqui do bairro. Estamos muito satisfeitas com o ‘Amigos do Guandu’, pois tem surtido um efeito magnífico e a gente espera contribuir cada vez mais. Só temos a parabenizar toda a equipe por essa parceria com a nossa escola”, disse.

A educadora ambiental do Sanear, Yolanda Lopes, ressaltou a importância das escolas estarem recebendo as informações sobre o programa.

“São regiões que foram impactadas pelo Sanear, então é de muita importância trazer o resultado que isso traz para as crianças em relação ao meio ambiente, conscientizando também as famílias. Esses alunos se tornam porta-voz, porque chegam em casa e falam para os pais sobre o que viu do projeto, inclusive como a gente preserva o equipamento, que tem coisas que não podem jogar. Esse mecanismo da informação sair da escola para casa é essencial. A gente vê várias cachoeiras, rios, se perdendo por causa de esgoto. Tem regiões lindas aqui, onde o projeto está passando, que acaba se perdendo justamente por conta disso. Então, é um projeto de bastante importância, e essa parceria de ir às escolas, conversar e pontuar sobre o Sanear é muito importante mesmo para fazê-lo de forma efetiva”, pontuou a educadora ambiental.

Todas as etapas do projeto “Amigos do Guandu” contam com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Paracambi e Itaguaí.