O Comitê Guandu-RJ esteve representado, nessa quinta-feira (31) em dois eventos pela proteção dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro. Um deles na capital fluminense, o Blue Economy RIO Summit, reuniu palestrantes até de outros países. Já em Seropédica, o Colegiado também compartilhou suas ações em prol da Bacia do Rio Guandu durante o 1º Fórum da Juventude e Sustentabilidade da Baixada Fluminense.
No RIO Summit, que aconteceu no evento Rio-Green Latin America 2024, na Marina da Glória do Rio de Janeiro, o gerente da Agevap e responsável pela secretaria executiva que atende ao Comitê Guandu, Antônio Mendes, participou de um debate sobre os “Desafios para gestão em baías”.
O tema foi escolhido pelos organizadores dentro do cenário da Economia Azul, que, no evento, abordou vertentes do saneamento e planejamento espacial marinho.
Ao lado de representantes dos comitês Guandu, Baía da Ilha Grande e Baía de Guanabara, Antônio falou do trabalho desenvolvido pelo Colegiado pela proteção da Baía de Sepetiba, localizada na Região Hidrográfica II. Um dos exemplos é o Sanear Guandu, que contribui para reduzir a carga de poluição despejada naquele ecossistema.
O gerente da Agevap ressaltou que a gestão costeira é um desafio para os colegiados. “O Conselho Estadual de Recursos Hídricos criou uma câmara técnica específica, e no Guandu, por exemplo, há ações previstas relacionadas a levantamento da situação atual na Baía de Sepetiba. Esse é o primeiro passo para que o Colegiado consiga pensar e propor ações para o desenvolvimento ambiental e social dessa região. Importante é destacar que, quando efetivamos projetos de esgotamento sanitário e resíduos sólidos e estes deixam de drenar para as baías, já damos um passo importante para a preservação do ambiente local”, pontuou Antônio Mendes.
Como o maior projeto de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país, o Sanear Guandu é um exemplo disso e também foi um dos assuntos abordados no Painel “Água limpa e Saneamento”, durante o 1º Fórum da Juventude e Sustentabilidade da Baixada Fluminense, que aconteceu no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica.
No evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica, em conjunto com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Antônio falou para dezenas de jovens sobre o Sanaer e do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ), que busca a participação deles no Colegiado, assim como o concurso ambiental e cultural Cine Guandu, cujas inscrições estão abertas.
“O Fórum foi uma oportunidade de falar sobre o sistema de gerenciamento de recursos hídricos aos jovens do território. Convidá-los a participar da gestão. Foi satisfatório vê-los interessados, buscando informações para que possam de fato ser e ter vez na gestão participativa. Pude falar do Grupo de Trabalho Jovem e de seu objetivo que é ser uma porta de entrada e espaço para debate da juventude no Comitê Guandu”, comentou Antônio.
O Comitê quer cada vez mais incentivar a participação das novas gerações na discussão pela segurança hídrica. Um exemplo disso é o Cine Guandu voltado para alunos em instituições de ensino superior ou do ensino médio e/ou técnico, públicas ou particulares da RH II.
Os jovens devem produzir e inscrever, até o dia 15 de dezembro deste ano, vídeos no concurso com a temática “Mudanças climáticas e recursos hídricos”. Os melhores serão premiados de acordo com o edital.
Confira no link abaixo: