Alunos das escolas municipais Comandante Azeredo Coutinho, de Paracambi, e Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, de Itaguaí, participantes do projeto “Amigos do Guandu”, visitaram nesta quinta e sexta-feira (7 e 8) o Espaço Manancial, que é o Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), na cidade do Rio de Janeiro.
A ação “Exploradores”, em parceria com a Cedae, é uma das etapas do projeto de educação ambiental do Comitê Guandu-RJ, que segue até dezembro com uma série de atividades.
Muito conhecimento e diversão marcaram as visitas ao Manancial, com os alunos aprendendo, de forma lúdica, sobre a importância de todo o ecossistema. Eles participaram de um quiz e outras atividades sempre abordando os cuidados com a água, das matas ciliares e da destinação correta de resíduos.
Acompanhados de educadores das escolas e dos funcionários do Manancial, os alunos foram divididos em equipes. Eles se revezaram nas atividades, uma delas com o uso de óculos de realidade virtual, o que permitiu uma “visita” à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. As crianças também puderam ver alguns materiais feitos pela impressora 3D e, por fim, foram ao terraço do prédio, onde tiveram avistar pontos turísticos do Rio, como o Maracanã e o Cristo Redentor.
Aluna do 3° ano da Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi, Pietra da Silva Oliveira, 9 anos, ficou admirada com tudo que viu na visita ao Manancial. “Gostei muito da parte do laboratório. Eu gostei de tudo, do jogo e dos óculos de verdade virtual e da impressora 3D”, comentou a estudante, que visitou o espaço na quinta.
Também participaram da ação “Exploradores”, as alunas da escola Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, de Itaguaí, Júlia Luiza do Nascimento e Rayssa Conceição de Andrade, ambas do 5º ano. “Eu amei a experiência, adorei as atividades, os lanches… foi tudo muito bom!”, disse Júlia, sendo completada pela colega Rayssa. “Eu gostei muito das coisas que a gente visitou também, lá em cima que a gente viu a paisagem, eu amei, amei demais”.
Também dentro da parceria com a Cedae para o “Amigos do Guandu”, as duas escolas vão receber o projeto “Replantando Vida” neste mês de novembro. No dia 13, os alunos da escola de Itaguaí vão receber a equipe da Cedae para uma oficina de orientação e plantio de mudas de espécie nativas. Já no dia 22 o mesmo acontece no colégio de Paracambi. Nestas datas, as crianças também vão receber a cartilha educativa do “Amigos do Guandu” e escrever as cartas ao futuro, que serão enterradas em um cápsula do tempo que será reaberta dez anos depois.
Além da Cedae, todas as etapas desse projeto do Comitê Guandu contam com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Paracambi e Itaguaí.