O Comitê Guandu-RJ, por meio da AGEVAP, divulgou na última sexta-feira (21) a lista dos vídeos habilitados, até o momento, para o concurso ambiental e cultural Cine Guandu, voltado a alunos matriculados regularmente em instituições de ensino superior ou do ensino médio e/ou técnico, públicas ou particulares da Região Hidrográfica II (RH II).

O concurso recebeu a inscrição de seis (06) curtas, produzidos por estudantes de instituições de ensino da bacia. Os vídeos inabilitados tem até esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, para adequar o conteúdo ao edital.

Para interpor recurso à fase de habilitação, os inscritos deverão preencher o formulário de interposição de recursos, anexo VIII do Edital, disponível em https://www.agevap.org.br/edital-011-2024, e enviar os vídeos e documento corrigidos. Só serão aceitas alterações nos apontamentos da lista de habilitação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br o/ou pelo WhatsApp (24) 98855-0814, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto em feriados nacionais, estaduais e no município de Seropédica/RJ.

Um novo cronograma com os prazos de cada etapa também foi divulgado e pode ser conferido em um link no fim desta matéria. Após a fase final de habilitação, os vídeos passarão por classificação, sedo levados à votação popular no canal do Youtube do Comitê, do dia 3 de abril a 5 de maio de 2025, cujo o resultado final está previsto para o dia 9 de maio, também deste ano.

O Comitê Guandu prevê a distribuição de notebooks, tabletes e celulares para os três primeiros colocados, além de medalhas e troféu. A expectativa é que a premiação ocorra na primeira quinzena de junho durante o evento “Jovem Prêmio Água”, no Rio de Janeiro.

Com o Cine Guandu em sua segunda edição, o Comitê quer incentivar os estudantes a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda sociedade por meio da elaboração de vídeos em estilo documentário com duração entre três e quinze minutos.

Nesta edição, a proposta é debater as transformações de médio e longo prazo nos padrões de temperatura e clima e suas relações com a água. Os vídeos, obrigatoriamente no estilo documentário, puderam ser elaborados individualmente ou por equipe composta de até três integrantes, desde que todos estivessem envolvidos na concepção desde o roteiro até a execução.

Estão sendo considerados para a escolha dos vídeos, a pertinência ao tema proposto, a criatividade e o conteúdo, além da qualidade e riqueza de imagem, participação de personagens que acrescentem conteúdo. Todos os materiais audiovisuais produzidos pelos três primeiros lugares poderão ser usados pelo Colegiado na disseminação da educação ambiental com ênfase em recursos hídricos em eventos que organizar ou participar.

Todo o processo do concurso, desde a inscrição até a votação para a escolha dos vencedores, é acompanhado pela AGEVAP, tendo ainda, na segunda fase, a participação de membros do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu.

Confira a lista da habilitação:

https://www.agevap.org.br/conteudo/comunicado4-result-11-2024.pdf

Acompanhe o novo coronograma do concurso:

https://www.agevap.org.br/conteudo/comunicado2-prorroga-11-2024.pdf