O Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) completa 16 anos promovendo a conservação e a restauração da Mata Atlântica na bacia do Rio Guandu. Para ampliar esse impacto, a partir de 2025, o PAF inicia um novo ciclo com a expansão de suas principais ações para os municípios de Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Vassouras, além da continuidade das ações em Rio Claro. Outros municípios da Região Hidrográfica II, parcialmente inseridos nas sub-bacias de atuação do programa, também recebem iniciativas do programa, fortalecendo ainda mais a conservação regional.

O Programa Produtores de Água e Floresta é uma iniciativa do Comitê Guandu e realizado pela AGEVAP com recursos da cobrança pelo uso da água na RH II.

O novo edital do programa será lançado em breve, abrindo oportunidades para que mais produtores rurais se unam à iniciativa, fortalecendo o compromisso com a restauração ecológica e a proteção dos recursos hídricos.

O PAF conta com duas modalidades de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), são elas o PSA Anual e o PSA Apoio Financeiro. O PSA Anual remunera os proprietários rurais pela conservação de áreas naturais e pela restauração florestal, seja ela ativa ou passiva. Já o PSA Apoio Financeiro incentiva a conversão produtiva por meio da adoção de boas práticas agrícolas e da implantação de sistemas Agroflorestais, Silvipastoris e Florestas Manejadas, garantindo a provisão de serviços ecossistêmicos em áreas produtivas.

Ao longo desses 16 anos de atuação, o programa viabilizou a conservação de quase 5.000 hectares, o reflorestamento de quase 300 hectares, além de cerca de 3 milhões de reais repassados a proprietários rurais que adotaram práticas de conservação do solo e da água.

Com um legado de resultados positivos e novas metas para o futuro, o PAF segue com o compromisso de restaurar mais 100 hectares de áreas degradadas, conservar 800 hectares de florestas e financiar a conversão produtiva em outros 50 hectares nos próximos dois anos, reforçando a importância da conexão entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável para a região.

Diálogo e construção coletiva em Rio Claro

Na terça, dia 19, o Programa Produtores de Água e Florestas realizou a primeira edição do Café com Prosa, em Rio Claro. Foi um encontro muito proveitoso onde a equipe do programa pode apresentar para os proprietários rurais da região de Macundu o novo ciclo do PAF e os modelos de PSA que serão trabalhados ao longo de 2025.

Com a participação de cerca de 25 produtores, além de técnicos da prefeitura e da EMATER, o evento foi uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas.

As presenças do prefeito Babton Biondi e do secretário municipal de Meio Ambiente e Agriculta, Jose Vicente de Almeida, fortaleceu ainda mais o compromisso com a iniciativa, incentivando a participação no edital. Agradecemos especialmente ao Neizinho pelo apoio na articulação local!

PAF inicia reuniões com o poder público em Mendes

Dando seguimento às reuniões do novo ciclo do PAF com os poderes públicos municipais, a equipe do programa foi a Mendes no dia 13/02, apresentar as etapas do programa e discutir estratégias para fortalecer a parceria na região.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mendes será um ponto de apoio fundamental ao programa, auxiliando na disseminação de informações e no suporte às ações do PAF no território.

Na reunião estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tauann Fernandes Ferreira Domis; a subsecretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Zélia de Souza Pereira Raguzzoni; além outros funcionários da secretaria. Representando o programa estavam o Diretor Geral do Comitê Guandu, Elton Luis da Silva Abel; a gestora do programa pela AGEVAP, Gabriela Teixeira; Raul de Abreu Demolinari, coordenador da executora do PAF; e Ingrid Coelho, mobilizadora do programa.

Mendes, que já recebeu o PAF em anos anteriores, é um município do Vale do Café, conhecido por suas paisagens verdes, nascentes e uma história marcada pela produção cafeeira e pelo patrimônio natural. Com uma rica biodiversidade, Mendes reforça sua importância na preservação ambiental e no equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Para participar do programa ou ter mais informações, entre em contato pelo telefone e whatsapp (21) 97489-2934 ou pelo e-mail paf.guandu@agevap.org.br