O Comitê Guandu-RJ, por meio da AGEVAP, divulgou nessa quarta-feira (26), a lista final dos vídeos habilitados para o concurso ambiental e cultural Cine Guandu, voltado a alunos matriculados regularmente em instituições de ensino superior ou do ensino médio e/ou técnico, públicas ou particulares da Região Hidrográfica II (RH II).

O concurso recebeu a inscrição de seis (06) vídeos, no estilo documentário, produzidos por estudantes de instituições de ensino da bacia com a temática “Mudanças climáticas e recursos hídricos”. Todos foram habilitados após o prazo recursal determinado em cronograma. Agora os vídeos passarão pela fase classificatória, prevista para acontecer entre os próximos dias 3 e 14 de março.

Todo o processo do concurso, desde a inscrição até a votação para a escolha dos vencedores, é acompanhado pela AGEVAP, tendo ainda, na segunda fase, a participação de membros do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu.

Para a classificação dos vídeos serão levados consideração a pertinência ao tema proposto, a criatividade e o conteúdo, além da qualidade e riqueza de imagem, participação de personagens que acrescentem conteúdo.

O item 7.2 do Edital prevê a classificação de três vídeos para a próxima etapa, cujo resultado da classificação será publicado em 17 de março deste ano. O período de interposição de recursos à fase de classificação acontecerá do dia 18 a 24 de março, conforme os prazos estabelecidos pelo cronograma, confira aqui!

Após a fase final de classificação, os curtas serão levados à votação popular no canal do Youtube do Comitê, do dia 3 de abril a 5 de maio de 2025, cujo o resultado final está previsto para o dia 9 de maio, também deste ano.

O Comitê Guandu prevê a distribuição de notebooks, tablets e celulares para os três primeiros colocados, além de medalhas e troféu. A expectativa é que a premiação ocorra na primeira quinzena de junho durante o evento “Jovem Prêmio Água”, no Rio de Janeiro.

Com o Cine Guandu em sua segunda edição, o Comitê quer incentivar os estudantes a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda sociedade por meio da elaboração de vídeos em estilo documentário com duração entre três e quinze minutos. Nesta edição, a proposta é debater as transformações de médio e longo prazo nos padrões de temperatura e clima e suas relações com a água.

Os vídeos puderam ser elaborados individualmente ou por equipe composta de até três integrantes, desde que todos estivessem envolvidos na concepção desde o roteiro até a execução. Se inscreveram tanto estudantes universitários, como do ensino técnico.

Confira a lista dos vídeos habilitados

file:///C:/Users/SECOM-01/Downloads/comunicado5-result-11-2024.pdf