O concurso ambiental e cultural Cine Guandu já tem um vídeo vencedor. Com o título “Planeta Água”, o documentário feito por alunos Colégio Técnico da UFRRJ e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) obteve 1213 votos, levando em consideração as curtidas e reações positivas no canal do Youtube do Comitê Guandu-RJ, dentro do prazo determinado para a votação popular.
O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (9) pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). Pela primeira colocação, os amigos e estudantes Pedro Oliveira dos Anjos e Felipe Paiva, do CTUR, e João Pedro de Souza, do Cefet, serão premiados com troféus e medalhas, além de notebooks para cada um deles (veja o resultado no link ao fim do texto).
“Agradecemos imensamente a oportunidade de participar do concurso Cineguandu, uma iniciativa que incentiva jovens e adolescentes como nós a explorarem sua criatividade e voz. E nos sentimos extremamente honrados e felizes com a conquista do primeiro lugar, que representa o reconhecimento de nosso esforço e dedicação. Esperamos que mais projetos como este continuem surgindo, incentivando e dando espaço para novas ideias e possibilidades”, destacaram João Pedro, Felipe e Pedro.
Também participaram da disputa final outros dois vídeos que, junto ao vencedor, tiveram milhares de visualizações. Na segunda colocação, com 690 votos, ficou o documentário “Rio da Guarda: Um espelho das mudanças climáticas”, elaborado pela estudante de Belas Artes da UFRRJ, Débora Borges Dias com a amiga e aluna do curso de Jornalismo da mesma universidade, Evellyn Fernanda Souza. Já em terceiro lugar ficou a produção das estudantes do curso de Engenharia Florestal, também da UFRRJ, Thainá Chagas, Clarissa Carvalho e Ana Lídia Xavier. O vídeo delas, “Terra, até quando planeta água?”, somou 590 votos.
O Comitê Guandu distribuirá tablets aos que ficaram no segundo lugar e celulares para os que terminaram na terceira posição, além de medalhas e troféu de acordo com a colocação. A premiação ocorrerá no dia 2 de junho durante o evento “Jovem Prêmio Água”, no Rio de Janeiro.
Na sua segunda edição, o Cine Guandu busca incentivar jovens estudantes matriculados regularmente em instituições de ensino superior, médio e/ou técnico da Região Hidrográfica II a pensar nas questões ambientais importantes que impactam toda a sociedade.
O tema para a produção dos vídeos foi “Mudanças climáticas e suas relações com os recursos hídricos”. As obras serão usadas na disseminação da educação ambiental com ênfase em recursos hídricos. Nesta edição, a proposta foi debater as transformações de médio e longo prazo nos padrões de temperatura e clima e suas relações com a água.
O concurso teve inicialmente seis vídeos inscritos e três foram classificados para a etapa final da votação popular após seleção feita pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu, em parceria com a AGEVAP, com base nos critérios de pertinência ao tema do concurso, criatividade, qualidades do conteúdo e das imagens.
Para a elaboração do documentário “Planeta Água”, os alunos exploraram aspectos da Região Hidrográfica II e conversaram com pessoas que ajudaram a compreender melhor temas como preservação, sustentabilidade e o impacto humano no meio ambiente. Para eles, o Cine Guandu foi uma experiência incrível.
“Essa iniciativa é essencial para que jovens como nós buscarmos sobre questões ambientais e destacar a importância de cuidar dos recursos naturais de maneira criativa. Durante a produção, escolhemos o tema Planeta Água por sua relevância no cotidiano. A água é essencial para a vida e está presente em toda comunidade, mas muitas vezes esquecemos de refletir sobre sua importância. Abordamos questões como os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, a origem da água que consumimos e a biodiversidade local, que, apesar de sua beleza e importância, ainda recebe pouca visibilidade”, comentou João Pedro.
Para o grupo, projetos como o Cine Guandu demonstram que, ao dar espaço e voz aos jovens, é possível inspirar mudanças significativas, despertando a consciência ambiental e incentivando soluções inovadoras para os desafios enfrentados. “Essa foi, sem dúvida, uma oportunidade única de aprendizado, expressão e impacto no mundo”, ressaltou o estudante.
O vídeo vencedor e os outros dois podem ser assistidos nos links abaixo:
“Planeta Água”
“Rio da Guarda: um espelho das mudanças climáticas”
“Terra até Quando Planeta Água?”
Confira abaixo a publicação do resultado final: https://www.agevap.org.br/conteudo/comunicado8-result-11-2024.pdf
