Um dos municípios da Região Hidrográfica II (RH II) e atendido pelo Comitê Guandu-RJ, Rio Claro está celebrando o seu aniversário de 176 anos com uma programação especial no Parque de Exposições da cidade, organizada pela Prefeitura. Entre essa quinta-feira (15) e domingo (18) quem visitar o espaço vai poder acompanhar um pouco das iniciativas realizadas pelo Comitê no município, como os programas Produtores de Água e Floresta (PAF) e o Sanear Guandu, o maior projeto em execução de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país.
Ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA), o Comitê está presente na área de stands da festa, que está sendo visitada por estudantes de várias escolas e pela comunidade de forma em geral, que tem prestigiado também o evento por conta dos shows gratuitos. No espaço do Comitê, os visitantes recebem materiais de divulgação e assistem a vídeos que mostram os avanços do PAF em Rio Claro, berço do programa há mais de 16 anos e umas das primeiras iniciativas no país a utilizar o Pagamento por Serviços ambientais (PSA) como instrumento de gestão diretamente relacionado à oferta de serviços hidrológicos.
Na parte que mostra o Sanear, além banners a respeito do projeto, os visitantes têm acesso a duas maquetes ilustrativas, uma delas com um protótipo do biodigestor usado nas obras do programa, explicando o funcionamento e mostrando a importância do tratamento de esgoto para o município e as localidades que foram atendidas. Uma equipe da gerenciadora inserida no Sanear está responsável pela apresentação.
“Trouxemos o material de divulgação e estamos interagindo, principalmente, com as crianças das escolas públicas do município. O nosso material vai ficar exposto até domingo. Nós apresentamos o funcionamento do biodigestor e explicamos para que serve. Tem sido um sucesso”, destacou a coordenadora da equipe de mobilização social da gerenciadora, Amanda Alves.
Quem também vai ao stand recebe uma edição da Revista Guandu, que divulga as várias iniciativas do Comitê nos seus 23 anos de fundação. Reunindo informações sobre programas e projetos do Colegiado, a Revista traz em 44 páginas reportagens inéditas com os impactos dos investimentos no território, como o próprio PAF e o Sanear. Ambos estão ampliados em 2025 e vão atender mais uma vez Rio Claro.
Com um novo edital em andamento, o Produtores de Água e Floresta passa a contemplar dois tipos de Pagamento por Serviços Ambientais: o PSA Anual, que mantém o pagamento para aqueles proprietários que disponibilizam as terras para serem restauradas e também os que já tinham áreas de matas preservadas; e o PSA Apoio Financeiro, que é voltado justamente para a aquisição dos insumos necessários à implantação da conversão produtiva, como sistemas agroflorestal ou silvipastoril, floresta manejada e práticas conservacionistas.
Durante as comemorações do aniversário de Rio Claro, a equipe do PAF está aproveitando para mobilizar os produtores, assim como tem sido feito em outros municípios. A ideia é ampliar ainda mais o alcance do PAF, que desde a sua criação já soma 5.000 hectares de áreas florestais restauradas e conservadas não só em Rio Claro, mas também em Mendes, Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin. Foi justamente em Rio Claro que a iniciativa ganhou reforço em 2022 com o projeto (Re)Floresta, Água Carbono, em parceria com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e o Programa Petrobras Socioambiental, que deixou um legado socioambiental, de restauração florestal, educação ambiental, conhecimento científico e fomento ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, com destaque para um estudo que dimensionou a quantidade de carbono estocada na vegetação e solo nas áreas de atuação do PAF no município.
Os ganhos com o Sanear, iniciado em 2022 na RH II, já são sentidos em Rio Claro com a coleta e tratamento de esgoto adequado a várias famílias. O município também será beneficiado na segunda fase do programa. O edital já publicado prevê cerca de R$ 60 milhões investidos em 72 localidades também de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Seropédica, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Vassouras. Mais de 24 mil pessoas serão atendidas gratuitamente.
Em Rio Claro, foram hierarquizas para receber obras da nova fase as localidades de Machado, São João Marcos, Passa Três, Graminha, Santana, Fazenda da Grama, Lídice e outra que tem o mesmo nome do município.





