O Programa Produtores de Água e Floresta (PAF), do Comitê Guandu-RJ, divulgou nesta sexta-feira, 8 de agosto, o resultado final do edital de sua seleção pública. Ao todo, 125 propriedades foram habilitadas para participar desta nova fase, fortalecendo o compromisso com a recuperação florestal e a proteção das águas da Região Hidrográfica II (RH II).
Com essa conquista, o PAF segue avançando em sua mobilização junto aos proprietários rurais da região abrangida. Com a finalização da fase de seleção, o programa entra agora no momento de formulação e assinatura dos ajustes do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
A iniciativa, promovida pelo Comitê e realizada pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), com recursos da cobrança pelo uso da água, vem desde o início do ano ampliando sua mobilização junto aos proprietários rurais. O processo envolveu uma série de etapas que garantiram o envolvimento das comunidades locais e o apoio de instituições públicas e privadas.
Entre os destaques das atividades já realizadas, até o momento, estão:
• A mobilização inicial foi de 140 propriedades (sendo 135 pela equipe do programa e 5 pelos próprios proponentes), com 125 propriedades habilitadas;
• Atendimentos individualizados, visitas de campo, reuniões com secretarias municipais, e ações coletivas como encontros do Café com Prosa e a Capacitação do CAR;
• O levantamento de quase 3 mil hectares em pré-projeto, com identificação de nascentes, áreas de conservação e possibilidades de práticas produtivas sustentáveis, destacando que, todas as modalidades atingiram as metas estipuladas em hectares para o ciclo atual do PAF.
• O acompanhamento técnico para regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de diversas propriedades;
A comunicação do programa contou com carro de som, faixas, convites, envio de materiais informativos, além das visitas de campo e dos Cafés com Prosa. Além disso, a atuação próxima da equipe técnica, a presença em feiras e eventos e o apoio das prefeituras e secretarias municipais contribuíram diretamente para o resultado positivo das inscrições.
O processo de inscrição e habilitação das propriedades enfrentou desafios, como prazos curtos e exigências documentais complexas, mas os resultados mostram o engajamento dos produtores e a importância do apoio direto da equipe técnica para tornar a inscrição mais acessível.
Serão feitos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) em duas modalidades, sendo o PSA Anual e o PSA Apoio Financeiro. O primeiro remunera os proprietários rurais pela conservação de áreas naturais e pela restauração florestal, seja ela ativa ou passiva. Já o segundo incentiva a conversão produtiva por meio da adoção de boas práticas agrícolas e da implantação de sistemas Agroflorestais, Silvipastoris e Florestas Manejadas, garantindo a provisão de serviços ecossistêmicos em áreas produtivas.
O PAF reforça, assim, sua atuação como fortalecedor de políticas públicas de valorização do meio rural, proteção das águas e enfrentamento às mudanças climáticas, promovendo desenvolvimento, justiça ambiental e construção de um futuro com mais floresta em pé e água para todos!
Confira o Resultado Final do novo edital do PAF no site da AGEVAP através do link:
https://www.agevap.org.br/edital-001-2025 .




