O Comitê Guandu-RJ integrará a programação do estande “RJ: Tecendo Redes e Rios”, dentro do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece entre os dias 08 e 13 de setembro de 2025, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. O Colegiado tem uma missão a mais no evento deste ano por estar à frente da secretaria-executiva do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH), responsável pelo estande que reunirá outros oito Comitês.
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – A Água é o que nos Une!”, o 26º ENCOB contará com palestras, oficinas, rodas de diálogo, plenárias, exposições, atividades culturais e visitas técnicas. O estande do FFCBH também terá uma série de atividades próprias, além de apresentações das ações dos Comitês Guandu, da Baía de Guanabara, do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, da Baía de Ilha Grande, do Médio Paraíba do Sul, do Rio Macaé, Lagos São João, Piabanha e Rio dos Rios em prol da segurança hídrica no estado do Rio Janeiro.
A principal atividade do Comitê Guandu acontece na quarta-feira, dia 10, o horário ainda será divulgado. Serão apresentados, por exemplo, investimentos em esgotamento sanitário e resíduos sólidos com o programa Sanear Guandu, e a aplicação de recursos na agenda de infraestrutura verde com destaque à iniciativa Produtores de Água e Floresta (PAF) que está avançando em um novo ciclo com 125 propriedades habilitadas a receber o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), divididas em duas modalidades, sendo o PSA Anual pela conservação de áreas naturais e restauração florestal, e o PSA Apoio Financeiro que incentiva a conversão produtiva por meio da adoção de boas práticas agrícolas.
Apontado como um chamado à ação coletiva, à escuta e ao compromisso com o presente e o futuro das águas do Brasil, o ENCOB é o mais importante evento nacional sobre a gestão participativa dos recursos hídricos, reunindo anualmente representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país, além de gestores públicos, sociedade civil, usuários da água, especialistas, pesquisadores, jovens, povos tradicionais e comunidades indígenas.
Em 2025, o encontro ganha ainda mais relevância ao incorporar o debate sobre a emergência climática e seus efeitos nos territórios, especialmente entre os mais vulneráveis. A proposta é valorizar as vozes dos que vivem a crise hídrica no cotidiano, reforçando que a água é um bem comum e um direito de todos.
As inscrições para o ENCOB seguem abertas por meio do site oficial do evento: https://www.even3.com.br/26-encob-575839/.