A semana será marcada por debates importantes sobre governança da água, mudanças climáticas, inovação tecnológica, mediação de conflitos e sustentabilidade durante o 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece até o dia 13 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo. Discussões que serão acompanhadas de perto pelo Comitê Guandu-RJ, integrante do estande “RJ: Tecendo Redes e Rios”, onde também fará uma apresentação nesta quarta-feira (10), a partir das 11h30.

O Comitê Guandu está à frente da secretaria-executiva do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH), responsável pela organização do estande, onde ocorrerá uma série de atividades próprias, além de apresentações das ações em prol da segurança hídrica no estado por meio dos comitês da Baía de Guanabara, do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, da Baía de Ilha Grande, do Médio Paraíba do Sul, do Rio Macaé, Lagos São João, Piabanha e Rio dos Rios.

Aberto durante todo o ENCOB, o estande “RJ: Tecendo Redes e Rios” terá momentos de interação com os visitantes que poderão participar de um quis sobre recursos hídricos e receber brindes. A programação do espaço será aberta já nesta terça-feira (9), reunindo apresentações, debates e atividades sobre temas essenciais como saneamento, monitoramento, infraestrutura verde, educação ambiental e muito mais, destacando as ações exitosas em todas as regiões hidrográficas do estado.

Pelo Comitê Guandu, serão apresentados, por exemplo, investimentos em esgotamento sanitário e resíduos sólidos com o programa Sanear Guandu, e a aplicação de recursos na agenda de infraestrutura verde com destaque à iniciativa Produtores de Água e Floresta (PAF) que está avançando em um novo ciclo com 125 propriedades habilitadas a receber o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), divididas em duas modalidades, sendo o PSA Anual pela conservação de áreas naturais e restauração florestal, e o PSA Apoio Financeiro que incentiva a conversão produtiva por meio da adoção de boas práticas agrícolas.

Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – A Água é o que nos Une!”, o 26º ENCOB contará com várias palestras, oficinas, rodas de diálogo, plenárias, exposições, atividades culturais e visitas técnicas.

Realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), o Encontro é apontado como o mais importante evento nacional sobre a gestão participativa dos recursos hídricos, reunindo anualmente representantes de comitês de bacias hidrográficas de todo o país, além de gestores públicos, sociedade civil, usuários da água, especialistas, pesquisadores, jovens, povos tradicionais e comunidades indígenas.

Em 2025, o encontro ganha ainda mais relevância ao incorporar o debate sobre a emergência climática e seus efeitos nos territórios, especialmente entre os mais vulneráveis. A proposta é valorizar as vozes dos que vivem a crise hídrica no cotidiano, reforçando que a água é um bem comum e um direito de todos.

Confira a programação do ENCOB no link abaixo:
https://fncbh.org/publicacoes/blog/noticias-do-encob/confira-a-programacao-detalhada-do-encob-2025