O Comitê Guandu-RJ está dando mais um passo importante para o reforço de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e suprimentos de combate a queimadas e incêndios florestais a serem doados às prefeituras e brigadas de combate a incêndio da Região Hidrográfica II (RH II). Por meio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), foi tornada pública da Seleção de Propostas, via pregão presencial, para a aquisição de diversos materiais (confira o edital no link ao fim do texto).

Os interessados em fornecer os produtos deverão apresentar as propostas, de acordo com as exigências do edital, no dia 20 de outubro de 2025, às 9h, na Avenida Luiz Dias Martins, 73, Edifício Alpha Center, lojas 14 e 15, no Parque Ipiranga, Resende/RJ. Caso enviada a proposta por correios ou portador, obrigatoriamente, destinar setor de licitações, e enviar o comprovante de rastreio por e-mail (licitacoes@agevap.org.br), ou comunicar o envio, observado o disposto no item 5.8 do edital.

Dentro do Plano de Aplicação Plurianual do Comitê Guandu-RJ (2023-2026) e previsto na Programação Anual de Atividades e Desembolsos (PAAD) de 2025, o investimento para a aquisição dos materiais será de R$ 4.194.901,59, compondo a implantação das ações institucionais, estruturais e de articulação previstas no Plano Associativo de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais da Região Hidrográfica II.

Entendendo a necessidade de investimentos para a recuperação da qualidade da água da RH II, o Comitê Guandu também fez, em 2022, a doação de 1440 unidades de EPIs, adquiridos por quase R$ 700 mil, para representantes dos municípios, entre eles de Eng. Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Seropédica e Vassouras.

No entanto, a crescente incidência de incêndios florestais, especialmente em períodos de seca, vem cada vez mais representando uma ameaça significativa ao meio ambiente, à saúde pública e à segurança de comunidades, o que levou o Colegiado a realizar um workshop com os atores RH II que atuam na área ambiental, principalmente no combate às queimadas, e decidir por um atendimento mais amplo das demandas apresentadas pelos municípios.

A atuação dos brigadistas e agentes públicos torna-se fundamental na resposta rápida e eficaz a aos incêndios florestais e ficou mais evidenciado, durante o workshop realizado em março deste ano, que as equipes que atuam na região, principalmente brigadistas, atualmente operam com um deficit de EPIs e suprimentos, impactando diretamente a segurança dos combatentes e a capacidade de resposta às ocorrências.

Dentro dessa nova aquisição de materiais para combate e mitigação às chamas estão, por exemplo, alicates, bomba costal, equipamentos para acampamentos e de captura de animais, além de vários itens que visam diretamente a proteção individual dos brigadistas, como botas específicas, diferentes uniformes e capacetes anti-impacto e anti-chamas.

O edital e seus anexos ficam à disposição para consulta e/ou aquisição no site www.agevap.org.br, e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 99317-1210.

Acesse aqui:
https://www.agevap.org.br/atos-convocatorios/84f7e69969dea92a925508f7c1f9579a