É contando também com a participação mais efetiva dos jovens em suas ações, que o Comitê Guandu-RJ busca ampliar o debate sobre a importância da preservação e qualidade dos recursos hídricos. Esta é a proposta do “Cine Guandu”, que há cerca de um mês vem envolvendo estudantes dos ensinos médio e/ou técnico, além de superior de instituições públicas e privadas, em um concurso inédito que vai premiar vídeos com temáticas ambientais.
Os participantes têm duas linhas a serem seguidas. Uma delas trata sobre os 20 anos Comitê Guandu-RJ, na qual deverá projetada a importância dos Comitês de bacia na gestão participativa das águas (…); Já outro tema, destacará projetos ou ações relacionadas aos recursos hídricos, em sentido amplo, no âmbito da RH-II, trabalhando áreas como o uso racional da água, projetos de preservação, turismo agroecológico e ecoturismo, além de outros bons exemplos.
Os vídeos deverão ter a duração entre três e quinze minutos. Outra regra é a formação de grupos de até, no máximo, três pessoas. Serão premiadas as três primeiras produções de cada categoria. Os ganhadores recebem troféus, além de notebook para cada integrante do grupo que conquistar o 1º lugar; tabletes para os que ficarem na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição. Todos os inscritos receberão um certificado digital de participação.
Para participar, basta que os jovens acessem o edital disponível no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), ou do Comitê, e garantam gratuitamente a sua inscrição, que está aberta até o dia 09 de dezembro de 2022.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br, validadas após confirmação de recebimento do material. Além do vídeo no formato MP4 especificado no Regulamento, deverão ser entregues cópia ou digitalização dos documentos e formulários anexos no edital.
Outra forma de se inscrever é encaminhar as obras à Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, a AGEVAP, em Seropédica/RJ, cujo endereço também está especificado no edital, assim como todos os demais critérios de avaliação do concurso e cronograma, previsto para se encerrar em entre março e abril de 2023, com uma cerimônia de premiação dos alunos ganhadores.
O concurso “Cine Guandu” é acompanhado de perto pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu, que tem atuado constantemente na promoção de uma educação ambiental crítica e transformadora com projetos que façam uma verdadeira mudança no território (RH II).
Confira todo o edital no link abaixo: