O Comitê Guandu-RJ abriu, nesta segunda-feira (22/08), as inscrições para o “Cine Guandu”, concurso inédito que vai premiar vídeos elaborados por estudantes dos ensinos médio e/ou técnico além de superior, tanto de instituições públicas, quanto privadas. Para participar, é preciso que sejam formados grupos de até, no máximo, três pessoas. O edital está disponível no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e também do Comitê. (Confira abaixo).

Os participantes devem escolher um dos temas propostos no edital e produzir um vídeo. São eles o “Comitê Guandu-RJ, 20 anos: a importância dos Comitês de bacia na gestão participativa das águas (…); e Projetos ou ações relacionadas aos recursos hídricos, em sentido amplo, no âmbito da RH-II, trabalhando áreas como o uso racional da água, projetos de preservação, turismo agroecológico e ecoturismo, além de outros bons exemplos. Para saber mais detalhes sobre o direcionamento, basta acessar o edital.

Os vídeos deverão ter a duração entre três e quinze minutos. Serão premiadas as três primeiras produções de cada categoria. Os ganhadores recebem troféus, além de notebook para cada integrante do grupo que conquistar o 1º lugar; tabletes para os que ficarem na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição. Todos os inscritos receberão um certificado digital de participação.

Acompanhado de perto pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu, o concurso tem por objetivo promover o debate sobre recursos hídricos, além de divulgar e integrar as comunidades escolares nas ações e importância de um Comitê de Bacia no gerenciamento dos recursos hídricos.

“O GTEA tem a preocupação de uma educação ambiental crítica e transformadora, para tanto, buscamos projetos que façam uma verdadeira mudança no território (RH II) do Comitê Guandu. O Cine Guandu é um desses projetos. Comemorando os 20 anos do comitê e os marcos legais da Lei Federal nº 9.433/1997 (Política Nacional dos Recursos Hídricos) e Lei Estadual nº 3.239/1999 (Política Estadual das águas), que ressaltam a importância de divulgar e

debater questões relacionadas a recursos hídricos”, disse a subcoordenadora do GTEA, Clarisse Rocha, representante da Associação Nacional de Gestores Ambientais-RJ no Comitê.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 19 de dezembro de 2022 pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br, validadas após confirmação de recebimento do material. Além do vídeo no formato MP4 especificado no Regulamento, deverão ser entregues cópia ou digitalização dos documentos e formulários anexos no edital.

Outra forma de se inscrever é encaminhar as obras à Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, a AGEVAP, em Seropédica/RJ, cujo endereço também está especificado no edital, assim como todos os demais critérios de avaliação do concurso e cronograma, previsto para se encerrar em entre março e abril de 2023, com uma cerimônia de premiação dos alunos ganhadores.

“Esperamos que o Cine Guandu traga para a comunidade o conhecimento e o debate sobre os recursos hídricos e o mais importante o desenvolvimento da consciência de que a água é um bem finito, que deve ser preservado e que o Comitê Guandu e o GTEA vêm trabalhando pela preservação e qualidade da água da RHII”, ressaltou Clarisse Rocha, que é bióloga e gestora ambiental.

Confira todo o edital no link abaixo:

https://www.agevap.org.br/edital-005-2022.php