Por mais de um mês, duas vezes na semana, o Comitê Guandu-RJ publicou uma série de depoimentos sobre a implantação dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMAs), que foram construídos de forma inédita em 12 municípios da Região Hidrográfica II (RH II). Com entrevistas feitas pela equipe do “Integra Guandu”, foram colhidas declarações de pessoas que fazem parte dos grupos de trabalho, formados por representantes dos municípios, que acompanham o projeto.
Operacionalizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), executado pelo consórcio STCP/Mater Natura e desenvolvido de forma participativa, o “Integra Guandu” trabalha o protagonismo dos municípios na preservação do bioma e segurança hídrica, foco de uma das agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu. A partir dos PMMAs foi criado também o Plano Diretor Florestal na Região Hidrográfica II.
Para finalizar a série, confira o depoimento do Grupo de Trabalho sobre o município de Barra do Piraí.
Como era tratada a conservação da Mata Atlântica antes da elaboração do PMMA?
Abordado de acordo com a legislação vigente, sobretudo a Lei 11.428 Lei da Mata Atlântica.
Qual a participação e importância do Comitê Guandu na elaboração do PMMA para o município?
O Comitê Guandu foi e é elo fundamental nesta elaboração, pois além de financiar foi o articulador de todo o processo auxiliando todos os municípios da bacia.
O processo de construção do PMMA de Barra do Piraí já gerou algum ganho para o município?
Alguns dos ganhos que podem ser destacados são as qualificações de servidores e munícipes durantes as oficinas para a elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica.
Quais oportunidades atuais e futuras o PMMA de Barra do Piraí pode trazer aos barrenses?
O PMMA pode trazer melhor contato do barrense com o bioma e melhor entendimento sobre sua conservação e importância. O potencial de turismo ecológico no município é enorme e uma nova cadeia produtiva pode estar prestes a ser iniciada de forma sustentável.
De que maneira os municípios vizinhos podem auxiliar na construção do PMMA de Barra do Piraí?
Os fragmentos muitas das vezes são contíguos e é importante a ajuda dos municípios vizinhos na elaboração de estratégias conservacionistas para áreas prioritárias e elaboração de ações de fiscalização conjuntas.
Quais benefícios o PMMA pode trazer ao município além da conservação da Mata Atlântica?
O PMMA pode, com seu enredo, atrair investimentos em áreas como turismo, agricultura e comércio, além de toda a questão ambiental.
Como o grupo vê a Mata Atlântica em Barra do Piraí em 10 anos?
O bioma pode ter um papel fundamental no crescimento econômico do município, harmonizando as atividades de agricultura sustentável e turismo ecológico, além da prestação de serviços ambientais que garantem qualidade de vida.