Com três episódios já disponíveis nas principais plataformas de áudio e também no YouTube, o Podcast “Quanto Vale a Água?”, do Comitê Guandu-RJ, traz um novo capítulo nesta quarta-feira (12). “Sanear Guandu, a busca pela Universalização do Esgotamento” é o quarto tema da série lançada no último dia 22 de março, sempre reunindo especialistas do Colegiado e também convidados que trabalham há muito tempo com a gestão hídrica, conhecedores da bacia do Rio Guandu e dos principais projetos executados pelo Comitê, como o Sanear.

Maior programa de saneamento rural do Brasil quando se fala em soluções coletivas e individuais, o Sanear Guandu teve os seus benefícios à Região Hidrográfica II (RH II) comentados durante o episódio do Podcast, que contou com a mediação do gerente institucional da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e responsável pela Comunicação do Comitê Guandu-RJ, Antônio Mendes; e as participações da diretora-geral do Colegiado e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Mayná Coutinho; do presidente da AGEVAP, André Marques, especialista em Engenharia Sanitária, Ambiental e Tratamento de Resíduos;  além da diretora-executiva do Comitê, Andreia Loureiro, que é engenheira Florestal e Secretária de Meio Ambiente e Defesa dos Animais do município de Queimados.

São 25 Estações de Tratamentos de Esgoto e cerca de 7 mil soluções individuais em áreas rurais e periurbanas da Bacia do Rio Guandu. Hoje, as obras já estão em 11 municípios, sendo investidos,  em um ano, cerca de R$ 18 milhões. Além de proteger rios e outros mananciais do despejo de dejetos domésticos, o programa do Comitê Guandu com parceiros almeja também a proteção da saúde pública e a qualidade ambiental, dentro do processo estratégico de universalização do saneamento na Região Hidrográfica II (RH II).  

O programa prevê, ainda, soluções para o esgotamento sanitário em mais duas cidades, totalizando 13 municípios, chegando a R$ 80 milhões investidos, e impedindo o despejo nos rios e afluentes da Bacia Guandu de 10 milhões de litros de esgoto por dia.

Trazendo a sua visão não só como diretora do Comitê, mas também como Secretária de Meio Ambiente de Queimados, Andreia Loureiro destacou os benefícios aos municípios a partir dos investimentos do Colegiado. “Dentro do Plano de Bacia, Queimados está na unidade de Planejamento 6, que é prioritária para o saneamento básico. O Programa Sanear vai melhorar as condições da Lagoa do Guandu para coleta de água e consequentemente o tratamento”, afirmou Andreia.

Além de acompanhar o episódio “Sanear Guandu, a busca pela Universalização do Esgotamento”, a partir desta quarta, já é possível conferir os outros três episódios: “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços”; “Água Virtual e Pegada Hídrica”; e “Infraestrutura verde, um caminho para a sustentabilidade hídrica”.

O Podcast “Quanto vale a água?” é uma das realizações do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, com produção da AGEVAP e execução da Agência Bumerangue.

Para não perder a série, basta acessar as plataformas: Spotify, Deezer, Google Podcast, além do canal no YouTube  (https://youtu.be/_MUTvrk2zIc) e demais redes sociais do Comitê Guandu-RJ.