Muito aprendizado e diversão marcaram a visita de 32 alunos da Escola Municipal Santo Expedito, em Queimados, proporcionada pelo projeto “Amigos do Guandu”, ao Espaço Manancial, que é Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Centro do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (8). O “Amigos” é uma iniciativa do Comitê Guandu-RJ com parceiros para levar educação ambiental de forma lúdica a crianças de escolas da Região Hidrográfica II (RH II).
A ação “Exploradores”, em parceria com a Cedae, é uma das etapas do projeto do Comitê que atenderá ainda, com a visita, outro grupo da mesma escola no dia 27 de novembro. Antes, também estarão no Manancial, no dia 21 do mesmo mês, estudantes da Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri, outra unidade atendida neste ano pelo projeto “Amigos do Guandu”.
Acompanhados de professores e outros colaboradores da Escola Municipal Santo Expedito, os alunos foram recepcionados por representantes do Comitê e da Cedae. Um deles foi o aluno do 3º Ano do Fundamental, Luiz Henrique de Lima Silva, que falou com entusiasmo sobre a visita. “Eu gostei muito do passeio. Eu estou estudando para ficar mais esperto e aprendendo mais coisas importantes, como a água. Eu fiz o quiz da água e separei o papel do plástico e do vidro”, comentou.
Outra que aprendeu a lição sobre a preservação do meio ambiente foi a pequena Ana Luiza Sanches de Araújo. “Muito legal, muito interessante. A gente aprende muitas coisas sobre as árvores, sobre a importância delas na nossa vida”, declarou.
Na oportunidade, os estudantes participaram de gincanas educativas e assistiram a conteúdos voltados para a educação ambiental que abordaram sobre os cuidados com a água, matas ciliares e destinação correta de resíduos. Eles também acompanharam a simulação do funcionamento de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), em uma miniatura disponível na sede da Companhia.
A coordenadora do trabalho social da Cedae, Priscila Godoy Sai, destacou a receptividade das crianças da escola Santo Expedito. “Eles conseguiram aprender, responder as perguntas bem legal. E para a Cedae é muito interessante, porque é a principal interessada realmente da gente preservar o corpo hídrico, onde a gente capta a água, ainda mais na Bacia do Guandu, onde eles fazem parte, onde eles vivem. Trabalhar com criança é a principal fomentadora de conhecimento. Eles conseguem transmitir os conhecimentos deles para os pais, para os outros irmãos, enfim, para as outras crianças… Isso é muito interessante pra gente enquanto sociedade”, destacou a coordenadora.
A secretária escolar da unidade Santo Expedito, Cecília Baptista de Souza, foi uma das profissionais que acompanhou os alunos na visita. “Gostei muito da dinâmica. As crianças gostaram bastante, participaram, se interessaram. É totalmente diferente do que a gente imaginou que fosse e para eles realmente foi um passeio muito divertido. Ótimo”, avaliou.
Outras etapas em novembro
Também dentro da parceria com a Cedae, nos próximos dias 13 e 14 de novembros, alguns estudantes das escolas municipais Santo Expedito, em Queimados, e da Teófilo Cunha, em Japeri, respectivamente, vão receber a Companhia Teatro de Fantoches Meninas Sustentáveis. Por meio do teatro de fantoches, jogos, dinâmica árvore dos sonhos e roda de conversa, a equipe de monitores ambientais fala ao público infantil sobre a relevância da preservação do meio ambiente, fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, mais responsáveis, e consequente melhora da qualidade de vida.
Outra etapa prevista para novembro ocorrerá nos dias 23, em Queimados, e 24, em Japeri. Trata-se do “Replantando Vida”, quando a Cedae realiza o plantio de mudas de espécie nativas nas escolas e dá uma aula sobre as espécies nativas. Na ocasião, também ocorrerá o recolhimento das “Cartas para 2033”, que estão sendo elaboradas desde o início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes em dez anos.
Para o encerramento do projeto este ano, está sendo elaborada uma grande festa em parceria com as Prefeituras de Queimados e Japeri em espaços, ainda a serem indicados, contando com a exposição dos trabalhos produzidos durante o projeto em um dia de encontros e confraternização.
Além das Prefeituras e da Cedae, o projeto este ano conta mais uma vez com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).