O “Recicla Guandu” é a nova campanha iniciada pelo Comitê Guandu-RJ para integrar as ações em busca da segurança hídrica de uma das regiões mais importantes para o abastecimento do Rio de Janeiro. Nesta primeira edição da campanha, o foco está no descarte irregular do óleo de cozinha. Uma prática ainda muito comum nas casas, mas que causa uma série de danos ambientais e estruturais às redes coletoras de esgoto, provocando entupimentos e o vazamento de dejetos.

Com a iniciativa “Recicla Guandu”, o Comitê dá início a uma espécie de mapeamento de todos os pontos de coleta de óleo de cozinha nos 15 municípios da Região Hidrográfica II, indicando, por meio da campanha em suas redes sociais, onde estão localizados e como a população pode fazer o descarte correto do produto.

Um vídeo da campanha já está no ar e traz como alerta o quanto o óleo jogado na pia ou vasos sanitários podem contaminar a água, o solo e até o ar, pois mesmo nos locais onde há tratamento de esgoto o produto consegue chegar em partes a rios e lagos, já que ele é mais denso que a água.

De acordo com estudos, um litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água.

“O descarte de óleo na rede de esgoto é um problema em todas cidades e nos municípios que compreedem a bacia do Rio Guandu não é diferente. O Recicla Guandu é mais uma iniciativa do Comitê para incentivar práticas sustentáveis, como a destinação correta de materiais que podem ser reciclados. Como diz a nossa campanha, ‘lugar do óleo é na reciclagem, não no Rio’! Precisamos incentivar a mudança de hábitos para transformar o lugar que vivemos. Então chamo a sociedade para compartilhar a campanha, acessando as redes sociais e site do Comitê Guandu – porque juntos somos mais fortes, destacou a diretora de Saneamento do Comitê Guandu, Paola Oliveira, advogada que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Primeira Subseção de Nova Iguaçu, no Colegiado.

Serão várias postagens divulgando os pontos coletores do óleo, como o mantido em Nova Iguaçu pela empresa Águas do Rio. A concessionária também realiza o projeto “De olho no óleo” que incentiva a população a deixar o óleo usado em garrafas PET em lojas da concessionária, como acontece na Rua Oscar Soares, 1.362, no bairro Califórnia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para ficar atentos a outros pontos acompanhe as redes sociais do Comitê Guandu, onde você também pode dar dicas de locais corretos de descarte do óleo de cozinha na sua cidade.

Confira aqui:

https://www.instagram.com/reel/C-pdueZvZbF/?igsh=MXB5ajZkN2locmZldA==
https://www.facebook.com/share/r/rskG7NoSEMYZ4jq4/?mibextid=oFDknk

Acompanhe também o site do Comitê: