A importância das florestas e do cuidado com a água para a preservação do planeta foram lições aprendidas pelos alunos da Escola Municipal Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, em Itaguaí, nesta terça-feira (26), durante mais uma atividade do “Amigos do Guandu”. O projeto de educação ambiental do Comitê Guandu-RJ, junto com parceiros como a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), levou até a unidade a peça “Mata Atlântica”, da Companhia Teatro de Fantoches Meninas Sustentáveis.
De forma lúdica, os estudantes foram atraídos a entenderem um pouco mais sobre o papel de cada um para a preservação da natureza. Os fantoches foram as grandes atrações do dia, conquistando risos e a atenção da galerinha “Eu gostei muito dos fantoches. Aprendi com eles a cuidar do meio ambiente”, comentou Alicia Andrade, de 8 anos, aluna do 3°ano.
A peça conta com três personagens, Dona Arara (uma arara azul), Chica (uma macaquinha) e um menino chamado Rogerinho. Ele descarta o lixo na floresta e os animais aparecem para ensiná-lo sobre a importância das matas e de não poluir, por exemplo.
Durante o diálogo, os fantoches interagem com os alunos, perguntando se as atitudes do Rogerinho estão corretas. Claro que a criançada reprovou o que foi feito de errado pelo “menino”, que também aprende a lição ao ser perdoado pelos bichos e prometer que vai ensinar o que escutou para os amigos e familiares.
Além do teatro, alguns alunos puderam interagir com a “Árvore dos Sonhos”, onde eles escreveverem ou desenharam seus sonhos com relação ao meio ambiente e o que elas querem que mude. Depois cada um explicou o que fez. “Eu desenhei a poluição para alertar sobre a sujeira, porque a gente não está cuidando muito do nosso planeta. Precisamos mudar isso”, destacou Breno Menezes, de 8 anos, do 3º ano.
É entendendo o público infantil como fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e mais responsáveis, que o Comitê Guandu, por meio do “Amigos”, leva até escolas da Região Hidrográfica II uma série de atividades que buscam a preservação do meio ambiente e a consequente melhoria da qualidade de vida da população.
O projeto “Amigos do Guandu” segue até o final do ano letivo com alunos do 3º ao 5º ano do Fundamental, oferecendo outras ações de educação ambiental não só na unidade de Itaguaí, mas também na Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi, que receberá também o teatro no próximo dia 2 de dezembro.
Os estudantes já participaram de atividades como a “Exploradores”, quando foram levados até a sede da Cedae, no Centro do Rio de Janeiro, para visitar o espaço “Manancial”, que é o Centro de Inovação Socioambiental da companhia; e receberam o “Replantando Vida”, quando a Cedae também leva aos colégios uma espécie de aula sobre as espécies da Mata Atlântica, mostrando sementes e mudas.
Ainda está previsto o recolhimento das “Cartas para 2034”, que estão sendo elaboradas pelos alunos, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os estudantes observarem a diferença de atitudes em dez anos.
Além da Cedae, todas as etapas do “Amigos do Guandu”, que seguem ate dezembo, contam com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Itaguaí e Paracambi.