Maior programa de esgotamento sanitário em áreas não urbanas do país, o Sanear Guandu iniciou as obras em mais um município da Região Hidrográfica II (RH II). Trata-se de Engenheiro Paulo de Frontin, que começou a receber a instalação de soluções individuais, como biodigestores, pela localidade de Morro Azul, onde a projeção é de que cerca de 800 famílias sejam beneficiadas. No total, o programa do Comitê Guandu prevê para o município quase 2500 propriedades atendidas gratuitamente em mais dez bairros.
Para alcançar esse quantitativo os moradores estão recebendo em suas casas a equipe de mobilização social do Sanear Guandu. Em Morro Azul, as famílias que já aceitaram receber o programa começaram a ter instaladas as soluções individuais em suas propriedades.
De acordo com a assistente social, Amanda Alves, que atua na gerenciadora do programa Sanear, a equipe de campo segue realizando abordagens porta a porta na intenção de falar das etapas e benefícios do projeto do Comitê Guandu, informando o que elas vão receber nas residências. A partir do termo de autorização, que é um consentimento desse morador, a empresa executora de obras faz a instalação do equipamento, que é totalmente gratuita.
“A gente conta com o apoio dos representantes do município e da Associação de Moradores de Morro Azul. A mobilização tem avançado bem, os moradores estão tão receptivos com o projeto. A presença de um representante da Associação facilitou muito, porque ele conhece bem as pessoas, as famílias e o projeto está conseguindo avançar bem”, destacou a assistente social Amanda Alves.
O início das obras está sendo comemorado pela Prefeitura. “O município dá um passo significativo em direção à melhoria da qualidade de vida de seus moradores com o início das obras do Sanear Guandu, o maior projeto de saneamento básico da história de Engenheiro Paulo de Frontin. Com essa obra, espera-se que a qualidade de vida dos moradores melhore significativamente, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos, pois promete não apenas o tratamento de resíduos, mas também a melhoria da saúde pública e a preservação ambiental”, divulgou a Prefeitura.
As obras são fruto de uma parceria do Comitê Guandu e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Engenheiro Paulo de Frontin, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além de Morro Azul estão previstos biodigestores para as localidades Graminha I e II, Grama, Sacra Família, Palmas I e II, Palmeira da Serra, Matadouro, Gondin, Campo do Adrianino, Borracha, Parque Santa Clara, Túnel e Lago Azul.
Sucesso do programa garante ampliação
O programa Sanear Guandu já atinge, na primeira fase, mais de R$ 42 milhões investidos pelo Comitê em 12 municípios desde a criação no fim de 2021, o que trouxe para milhares moradores a possibilidade de ter esgotamento sanitário em casa, evitando o despejo de mais de 3 milhões de litros esgoto in natura por dia em mananciais da RH II.
Uma iniciativa que vem dando certo e que será ampliada em breve com a segunda fase do programa que vai beneficiar novas localidades já selecionadas em edital lançado pela AGEVAP. O processo para a contratação da empresa de engenharia para a execução das novas obras do Sanear II está na reta final.
Só para a realização das obras de esgotamento sanitário, por meio do Sanear Guandu, estão previstos na Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) de 2025 do Comitê investimentos de mais R$ 64 milhões nos projetos já em andamento e na segunda fase do programa. Com a segunda fase, a proposta é atender a outras milhares de casas de 72 localidades das áreas rurais e periurbanas de Japeri, Rio Claro, Queimados, Nova Iguaçu, Eng. Paulo de Frontin, Seropédica, Miguel Pereira, Vassouras, Mendes e Mangaratiba, com mais de 24 mil pessoas sendo atendidas gratuitamente.





