Mais de 500 pessoas já se inscreveram no I Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental do Comitê Guandu e no I Encontro de Pesquisadores da Flona Mário Xavier,  que vão acontecer simultaneamente em plataforma online nos dias 22, 23 e 24 de março. Organizados pelo Comitê Guandu-RJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) os encontros têm o objetivo de estimular a atuação de atores sociais do território da Bacia Hidrográfica do Guandu a executarem ações de pesquisa, oferecendo um espaço de aprendizagem socioambiental, de compartilhamento de experiências e integração. Os encontros são abertos ao público que pode se inscrever gratuitamente pelo site.

Os três dias de evento contarão com a participação de 15 especialistas, com experiência e atuação em todo Brasil. Além de debater os temas, os pesquisadores vão integrar atores sociais que atuam nas frentes da conservação ambiental, transformando o evento em uma plataforma de aprendizado e troca de experiências.

Além das mesas redondas, professores, discentes e pesquisadores de todo o Brasil submeteram seus trabalhos até o fim de janeiro. Trinta e cinco foram aprovados pela comissão científica, dentro das temáticas do evento, e trazem para a pauta os múltiplos olhares da educação ambiental, a escassez hídrica, a proteção e conservação da biodiversidade, a gestão dos resíduos sólidos, entre outros. Tratam-se de pesquisas aplicadas, relatos de experiências e discussões teóricas, que serão publicadas no formato ebook para acesso de toda a comunidade. A apresentação dos trabalhos ocorrerá nos três dias, das 14 às 17 horas, em salas virtuais, coordenadas pela comissão cientifica. A coordenadora Geral do evento, a Dra. Karine Bueno Vargas, professora do Departamento de Geografia (IA/UFFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGGEO/UFRRJ, falou sobre a participação do público e dos pesquisadores: “a proposta de um primeiro evento na Bacia Hidrográfica do Guandu concomitante a um primeiro encontro de pesquisadores da Flona Mário Xavier foi muito bem recebido pela comunidade cientifica, que reconheceu a importância de um espaço de discussão e de trocas de saberes e a necessidade de abarcar outros atores sociais que atuam na bacia, pois a conservação de nossos recursos naturais só tem efetividade quando Governos e sociedade caminham juntos. Surpreendentemente tivemos trabalhos de outras regiões do Brasil, mas acreditamos que a troca de experiências e os olhares de outros territórios venham a somar com o evento”.

A programação de mesas redondas também acontece nos três dias, das 10h ao meio dia, pelo canal do YouTube do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada – LIGA da UFRRJ. No primeiro dia do evento, dia 22 de março, dia mundial da água, o tema será recursos hídricos e Biodiversidade na bacia do Guandu. A mesa contará com a participação de Cleber Marques de Castro, Doutor em geografia pela UFRJ e professor adjunto do departamento de geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia UFRRJ; Decio Tubbs Filho, Mestre em geociências (Geoquímica) e professor adjunto da UFRRJ; Claudia Moster, Doutora em ecologia aplicada e professora no Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da UFRRJ e; com a mediação de Janaina Vettorazzi, Doutora em Biologia Animal com atuação nas temáticas que envolvem a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos.

No segundo dia, 23 de março, o tema será educação ambiental. A mesa será composta por Silvana Gontijo, jornalista, escritora e midieducadora; Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Mestra em Recursos Florestais e gestora pública na área de saneamento e educação ambiental e; Agatha Tommasi, Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS. A mediação será do gestor ambiental e diretor do Comitê Guandu-RJ, Marcelo Danilo Bogalhão (ANAGEA/RJ). “Estou muito feliz em participar dessa iniciativa da área de educação do Comitê Guandu, que tem como objetivo estimular ações de pesquisa, ensino e extensão. Compartilhar nossas experiências nesse fórum é uma oportunidade e, acima de tudo, um privilégio”, afirmou Silvana Gontijo, palestrante que abordará a educação ambiental.

Já o terceiro dia, 24 de março, será dedicado à Flona Mário Xavier, com o tema "Um museu vivo a céu aberto". A Flona é uma unidade de conservação fundada em 1986, na área do antigo Horto Florestal de Santa Cruz, localizada em Seropédica/RJ, possui 496 hectares que abrigam espécies endêmicas da fauna. A mesa contará com o mestre em Geografia e chefe responsável pela Flona Mário Xavier, Ricardo Nogueira; o biólogo Gustavo Henrique Soares Guedes, pesquisador do Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP-UFRRJ) e; Sergio Potsch, Doutor em Ciências Biológicas e professor da UFRRJ. A mediação será da coordenadora do encontro, professora Karine Bueno Vargas.

Lembrando que as inscrições estão abertas e ainda podem ser efetuadas gratuitamente no site do evento.  No mesmo endereço você pode conferir a lista dos trabalhos aprovados.

 

Serviço:

I Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental do Comitê Guandu e I Encontro de Pesquisadores da Flona Mário Xavier.

Dias 22, 23 e 24 de março.

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do evento: https://www.even3.com.br/flonamxguandu/

A programação de mesas redondas será transmitida pelo canal do YouTube do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada: http://bit.ly/3e9oRiD

Maiores Informações podem ser feitas pelo e-mail: gcflonamarioxavier@gmail.com.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br