O Comitê Guandu está realizando oficinas para a construção do Manual Operativo do Plano Estratégico de Recursos Hídricos. Os encontros discutem a implementação das ações no período entre 2023 e 2016.

O plano de ação do plano foi desenvolvido com uma proposta de 8 agendas, 20 subagendas e 40 programas. As oficinas foram iniciadas no dia 25 de janeiro e já trabalharam e construíram as ações das agendas de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Balanço Qualiquantitativo e Infraestrutura Verde. O evento, que acontece de forma totalmente online, ocorre sempre entre as 14h e 17h e ainda contará com os temas de Educação Ambiental (02/02), Saneamento (04/02), Indústria e Mineração (07/02) e Agropecuária (08/02).

O objetivo é convidar os membros do Comitê e toda a sociedade para construir um documento executivo que vai auxiliar na implementação das ações do plano, pondo em prática as atividades previstas em busca do objetivo maior que é melhorar a qualidade e a quantidade da água disponível na bacia.

Criado em 2006, o documento direciona as decisões do Comitê Guandu e é uma das principais bases da gestão integrada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica II (RH II). O objetivo dele é estabelecer um instrumento que permita ao Comitê e às autoridades competentes uma gestão efetiva e sustentável dos recursos hídricos.

O Plano Estratégico de Recursos Hídricos, também conhecido como PERH-Guandu, foi elaborado baseado em pesquisas, entrevistas, participação social, estudos, monitoramento e levantamentos de informações em várias áreas. O resultado foi um diagnóstico que trouxe o mapeamento socioambiental, econômico, hídrico e geológico de toda a RH II, que inclui 15 municípios do estado do Rio.