Os 20 anos do Comitê Guandu será um dos destaques do primeiro dia do Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente (SaneaRio), no dia 13 de abril, na sede da Firjan, no Centro do Rio. A mesa, que falará sobre a história e novos projetos do Colegiado, está marcada para as 10h30, logo após a uma mini palestra de abertura feita pelo velejador Lars Grael.

Realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-Rio), em parceria com o Comitê Guandu, o SaneaRio contará também com participação do governador do Rio, Cláudio Castro e do presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, além de especialistas e outros atores estratégicos da área de saneamento e meio-ambiente (Veja programação completa no link abaixo).

A mesa especial “20 anos do Guandu- História e Projetos Futuros” será moderada pela Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos, a diretora executiva do Comitê, Ana Asti. Além dela, integrarão a apresentação outros membros do Colegiado: a diretora Andreia Loureiro, que é secretária de Meio Ambiente de Queimados; o coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura Verde do Comitê e engenheiro agrônomo da The Nature Conservancy, Hendrik Mansur; e o gestor ambiental Marcelo Danilo Bogalhão.

O Seminário contará ainda com o lançamento da Revista 20 Anos Guandu, durante coffee-break, às 15h, também no primeiro dia.

“Estarmos nesse importante evento SaneaRio, é termos a oportunidade em podermos falar um pouco da importância da gestão participativa e dos debates dentro das instâncias do colegiado (Grupos de Trabalho, Câmeras Técnicas e Plenária), para a melhor aplicabilidade dos recursos derivados da cobrança da água, em projetos para a melhora e recuperação da bacia hidrográfica”, destacou o diretor e gestor ambiental Marcelo Danilo Bogalhão.

Evento de lançamento do programa Sanear Guandu no município de Queimados em 14/02/2022.

Durante a mesa do Comitê serão apresentados o programa Sanear Guandu, que está construindo vinte e cinco estações de tratamento de esgoto em onze municípios da bacia; e o Produtores de Água e Floresta (PAF), que já resultou na conservação e recuperação de cerca de cinco mil hectares de Mata Atlântica e no pagamento de cerca de R$ 2,7 milhões em PSA.

Outras ações que estão dentro da agenda verde do Colegiado, como os Planos Municipais da Mata Atlântica e o Plano Diretor Florestal, além do programa de Educação Ambiental também serão apresentados.

Novos projetos marcam as comemorações

O Colegiado, que reúne representantes do poder público, da sociedade civil e usuários de água, completa 20 anos de criação no dia 3 abril e faz um resgate da sua trajetória, apostando no seu olhar pioneiro para implementar novos projetos ao longo deste ano comemorativo.

Entre eles estão o “Amigos do Guandu”, o “Guandu Solidário”, o “Cine Guandu” e o programa “Empresa amiga dos rios”. Também estão sendo elaborados workshops com temáticas ambientais.

Imagem do Rio Guandu

Ao longo das duas décadas, o Comitê se solidificou como uma referência na implementação de ações, políticas e projetos que visam o ganho ambiental e a melhoria da qualidade e da quantidade de água, para as gerações presente e futura, sempre defendendo o lema: “Água limpa e abundante para todos”.

“O Comitê Guandu é o maior colegiado participativo de Recursos Hídricos do estado do Rio de Janeiro, e um dos mais importantes do país, sendo responsável pela gestão da água para mais de 9 milhões de pessoas nas cidades do Rio de Janeiro e a grande Região Metropolitana”, ressaltou Marcelo Danilo.

O objetivo do SaneaRio é debater, entre outras coisas, os desafios do novo modelo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado do Rio.

Onde ver a programação e se inscrever

O SaneaRio ocorrerá de forma híbrida (presencial e online) nos dias 13 e 14 de abril, no auditório da Firjan. As inscrições podem ser feitas pelo site https://sanearioabes.com.br/. Mesmo link onde é possível ver a programação completa.