A escolhida para essa edição especial da Entrevista do mês é Viviane Montebello. A representante da NUCLEP é membro do comitê e participante do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental. 

Viviane, que está grávida de sua primeira filha, nos falou sobre os desafios da maternidade e sobre o futuro que ela está tentando construir para sua prole.  

  • Como o seu trabalho em um comitê que preza pela preservação ambiental afeta a sua visão de futuro para seu(s) filho(a)(s)?

A partir do momento que pensamos em sustentabilidade, pensamos em ter condições ambientalmente adequadas para as gerações presentes e futuras (que elas venham a disfrutar com responsabilidade dos recursos naturais) e vejo como fundamental o meu envolvimento em um comitê que vise a preservação ambiental, para que minha filha possa disfrutar de um ambiente equilibrado. Eu escolhi atuar na área ambiental por um propósito de vida e quero que ela também tenha essa percepção. Tornar o ambiente em que vivemos melhor, que ela tenha visão que as nossas ações impactam direta e indiretamente no ambiente e que temos o dever de contribuir para uma sociedade mais justa.  

  • Como ser mãe afeta a visão que você tem do seu trabalho no Colegiado?

Acho que só reforça a relevância do trabalho que executo no Comitê. Hoje participo como membro titular, representando a NUCLEP na plenária e no GT de educação ambiental (GTEA) e no GACG (acompanhamento do contrato de gestão), e entendo como o algo a mais que podemos fazer, além dos muros da nossa empresa. Só em pensar que estou atuando por um ambiente melhor, por um futuro melhor, não somente para a minha filha, me dá mais ânimo para me envolver em discussões relevantes para a Bacia Hidrográfica do Guandu, para o nosso Estado e nosso país.

  • Cite 3 mães que inspiram você?

Não posso deixar de citar a minha própria mãe e a minha avó, que, demonstraram a força de uma mulher e me ensinaram que é importante estudar para ser independente e a lutar por justiça, por ética, por respeito e por empoderamento. Difícil achar uma inspiração única, acho que me inspiro em todas as mães solteiras que criam seus filhos na luta do dia-a-dia, bem como àquelas mulheres que adotaram crianças, que estão em orfanatos e foram por algum motivo abandonadas pelos seus pais e precisam de amor.

  • O que mais a surpreendeu ao saber que está gerando um bebê?

A romantização que fazem da gestação por um lado e a falta de sororidade e rede de apoio por outro. O desafio que a mulher tem que enfrentar, desde todos os sintomas de uma gestação (que não são fáceis…) e ainda assim dar conta de ser profissional, esposa… e ter que enfrentar tudo de cabeça erguida, sem reclamar muito. É lindo e apaixonante saber que estamos carregando um novo ser no ventre, mas ao mesmo tempo é desafiador e ainda mais quando carregamos uma nova mulher no ventre, em uma sociedade ainda muito injusta para as mulheres.

  • E o que te faz repensar nas questões de fazer um mundo melhor para seu bebê viver?

A preocupação em colocar mais um ser no mundo, me trouxe uma reflexão profunda… Como estará o mundo quando ela estiver maior? Violência? Como estarão os recursos? Muito agrotóxico na comida?  Será que teremos conseguido melhorar as condições do planeta? Será que ela enfrentará crise hídrica? Problemas de poluição atmosférica? Como estará a qualidade da agua? Tudo isso me preocupa muito. A minha preocupação em torná-la um ser mais consciente ambientalmente falando, já veio na escolha do nome: FLORA, quero que ela sinta o poder do significado do nome escolhido. Já comecei a fazer uma biblioteca de livros infantis sobre educação ambiental, quero que ela tenha essa percepção de ser alguém que venha para modificar o seu entorno, de procurar melhorar a sociedade com suas ações. Eu procuro minimizar minha pegada de gestante já no meu enxoval: comprando objetos de desapegos de outras mães (há mães que doam roupas sem uso!) e em lojas como a Cresci e Perdi que vendem roupas seminovas, me regulo para não comprar em excesso, porque devemos praticar o consumo consciente, me alimento de itens saudáveis e sempre que posso orgânicos, porque quero que ela aprenda com atitudes.

  • Deixe uma mensagem para comemorar essa data tão importante que é o dia das mães.]

Parabenizo todas as mães pelo Dia das Mães. Como mensagem importante, solicito reflexão: Que possamos apoiar mais umas as outras! Que possamos ser mais solidárias entre nós mulheres. Que possamos ter e construir redes de apoio, para que uma mulher não deixe de trabalhar e ter o seu sustento porque não tem com quem deixar o filho, que haja mais legislação que ampare as mães no pós-parto e que realmente se efetivem. Que haja mais parceria dos homens nos cuidados e tarefas do dia-a-dia, pois a tarefa de cuidar dos filhos é de ambos.