O Dia Nacional da Mata Atlântica foi marcado por comemoração especial para municípios da Região Hidrográfica II do Comitê Guandu. Mais de 1.400 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), direcionados ao combate de incêndios florestais, foram doados pelo Comitê a estes municípios. A entrega aconteceu sexta-feira (27), durante evento do Colegiado na Prefeitura Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, onde ocorreu também o lançamento oficial da Campanha Fiscal de Queimadas.

As ações integram uma série de trabalhos já desenvolvidos pelo Comitê na recuperação e preservação da Mata Atlântica. Alguns deles foram apresentados por membros do Colegiado durante o evento, que contou, ainda, com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), que fez a entrega de mudas de espécies do bioma aos participantes.

À cerimônia estiveram presentes a diretora geral do Comitê, Mayná Coutinho (CEDAE – Saneamento), da diretora executiva do Comitê, Ana Asti (SEAS), e os diretores Marcelo Danilo Bogalhão (ANAGEA), Celso Rodrigues (FCC S.A.) e Andreia Loureiro (P.M. Queimados), além de representantes dos municípios.

Ao todo foram entregues cerca de 1440 unidades de EPIs para representantes dos municípios de Eng. Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Seropédica e Vassouras. Outros três também receberão o material, adquirido em um investimento total do Comitê Guandu de quase R$ 700 mil, desde 2019.

“Nós temos recuperado a cobertura vegetal da nossa bacia hidrográfica e identificamos que, dentro dessa demanda de recuperação florestal, tínhamos um gargalo que era exatamente o combate a incêndios nos municípios. E com base na criação de um Grupo de Trabalho, propomos que houvesse a entrega desses materiais. E é um momento de grande realização para todos nós que compomos o Colegiado, fazendo essa entrega tão impactante”, disse o diretor Marcelo Danilo.

Foram entregues materiais que variavam de botas e óculos de proteção a pás, facões e enxadas. Presente no evento, a Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Mendes, Juliana Fusco Pachani, destacou a importância do EPIs.

“Todos os anos, as queimadas na época seca ocorrem em grande quantidade, e os equipamentos adequados que foram entregues pelo Comitê nos auxiliam para que possamos atuar nos focos de incêndios o que é de suma importância. Além de ajudar em outras as ações não somente nas Unidades de Conservação, mas também em outras áreas, permitindo atuar de forma mais eficiente com melhores acessos aos locais e às melhores ferramentas necessárias para o combate em cada local”, afirmou a secretária de Mendes.

Trabalho constante na preservação do bioma

A presença de representantes dos municípios e outras autoridades também foi importante para que todos fossem atualizados sobre o andamento dos trabalhos do Projeto Integra Guandu e estejam envolvidos na Campanha Fiscal de Queimadas, já iniciada pelo Colegiado, ao lado de organizações parceiras, como a concessionária CCR RioSP.

Com a apresentação do Projeto Integra Guandu, os convidados souberam um pouco mais da implantação dos Planos Municipais para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 12 municípios, que resultará no Plano Diretor Florestal da Bacia.  Outro destaque foi do Programa Produtores de Água e Florestas (PAF), que já resultou na conservação e recuperação de cinco mil hectares de Mata Atlântica.

Os membros do Comitê também discursaram a importância da data. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade e ao mesmo tempo mais ameaçados pela ação do homem.

Todo o estado do Rio está inserido nesse bioma, tendo 17% de sua área total coberta pela Mata Atlântica. Por isso é tão necessária a existência de campanhas como a Fiscal de Queimadas. Idealizada pelo Comitê Guandu e lançada durante o evento, ela tem como objetivo conscientizar a população da bacia sobre os danos causados pelos incêndios.

Com apoio da CCR RioSP, concessionária que administra a Rio-São Paulo, rodovia que corta alguns municípios da região da bacia hidrográfica, o Comitê Guandu já está veiculando na rádio CCR um spot do Comitê sobre a prevenção às queimadas. A empresa também divulgará alertas nos Painéis de Mensagens Variáveis da rodovia com foco nos motoristas.