Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Comitê Guandu-RJ vem cuidando de diferentes gerações ao desenvolver projetos que envolvam diretamente a criançada. É o exemplo do “Amigos do Guandu”, que chega, pela primeira vez, no início do próximo mês, a uma escola da educação infantil de Seropédica e outra em Nova Iguaçu. De forma lúdica e funcional, o Comitê vai levar, mais uma vez, o debate sobre a água ao público infantil, proporcionando aprendizado com atividades diversas, envolvendo professores, alunos e toda comunidade escolar.

Na programação, estão apresentações teatrais e passeios, além de outras ações como a confecção de cartas, escritas pela criançada, que serão colocadas em uma cápsula do tempo, e o fornecimento de materiais didáticos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente para serem incluídos na educação regular. Nesta empreitada, o Colegiado contará com um reforço de peso, o mascote “Dudu”.

De acordo com a subcoordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), Clarisse Rocha, o Comitê Guandu, por meio do GTEA, tem sempre pensado em ações, nas quais o público alvo são as crianças, pois além de serem os maiores agentes multiplicadores, eles acrescentam muito conhecimento e perspectiva de um futuro melhor.

“O Amigos do Guandu foi pensado em atender exatamente às nossas crianças da RH II, pois ele visa impactar e estreitar os laços entre o Comitê e nossos pequenos multiplicadores, por meio de uma educação ambiental transformadora e impactante para a sociedade.  Ela muda a realidade da comunidade onde está sendo desenvolvida, depende de seus agentes multiplicadores, e as crianças são excelentes agentes, pois eles impactam pessoas das mais diversas faixas etárias”, destacou a bióloga e gestora ambiental, que é representante da Associação Nacional de Gestores Ambientais-RJ (ANAGEA) no Comitê.

Voltado principalmente às crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1 (pré-escola ao 5° ano), o projeto vem nos últimos meses sendo debatido com as partes envolvidas, como a Prefeitura de Seropédica, e mais diretamente com a direção da Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, a primeira a receber o projeto já a partir do dia 07 de novembro. Na ocasião, será feita para a comunidade escolar, a distribuição de uma cartilha voltada para a educação ambiental, a exibição de vídeos do projeto, com orientações gerais das atividades e etapas do projeto, que conta também com apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Ainda dentro da programação de novembro, está prevista, para o dia 10, a visita ao Manancial (sede da CEDAE) no Centro do Rio, onde, entre outras coisas, as crianças assistirão à apresentação de uma equipe de teatro de fantoches, em uma história de conscientização ambiental, sobre a importância das matas ciliares e do cuidado com as águas. Ela também participarão de gincanas e conhecerão uma mini ETA (Estação de Tratamento de Água).

Já no dia 16, a escola receberá uma companhia de teatro que  conta a história de um peixe mágico. A peça vem acompanhada de uma oficina de brinquedos recicláveis que ensina as crianças a fazer o fantoche usado em cena pela cia. Nesta data também, serão recolhidas histórias e desenhos da ação ‘O rio que fui’. No dia seguinte, está prevista também a visita de parte dos alunos ao Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A expectativa do Comitê Guandu é de que o encerramento do “Amigos do Guandu” na Escola Municipal Creuza de Paula Bastos ocorra no dia 12 de dezembro deste ano, quando acontecerá o recolhimento das ‘Cartas para 2032’, que serão colocadas em um cápsula e enterradas junto ao plantio de uma mudas de árvores.

Ao lado da Firjan, o Comitê também já avança na implementação do “Amigos do Guandu” na Escola SESI de Nova Iguaçu. As atividades realizadas em Seropédica serão espelhadas para as crianças da escola em Nova Iguaçu. 

Ações do Colegiado ganham reforço com a chegada do “Dudu”

Não é a primeira vez que o Comitê Guandu desenvolve projetos como o “Amigos”. Entre 2016 e 2017, por exemplo, o Colegiado realizou o concurso “Fantástico Mundo da Água”, mais uma ação de sucesso na área da educação ambiental. As atividades de desenho e pintura envolveram mais de 900 alunos com idade entre 3 e 18 anos de escolas da Região Hidrográfica II.

Com o “Amigos do Guandu”, o Comitê quer ampliar este trabalho de conscientização. Para reforçar esta ações, o projeto ganhou um mascote especial, o “Dudu”, que fará parte dos vídeos e cartilhas disponibilizadas para a criançada e professores.

O “Dudu” é definido como uma criatura mágica, o espírito do rio Guandu, que recebeu a missão da Mãe Terra de trazer consciência a todas as pessoas sobre os problemas ecológicos. Ele sabe que é um problema que só se resolve com o esforço coletivo. O mascote ensina as crianças que todos devem fazer a sua parte, aceitando suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra.