O Comitê Guandu-RJ realiza, entre os próximos dias 7 e 10 de novembro, capacitações voltadas ao Controle e Combate a Incêndios Florestais, em parceria com o 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros-RJ, e o Instituto de Florestas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  As constantes ações do Colegiado contra as queimadas também têm recebido suporte da Regional de Defesa Civil Sul II (REDEC SUL II).

As atividades da capacitação serão divididas em etapas teóricas e práticas para duas turmas de 25 participantes cada, uma delas com aulas nos dias 7 e 8, e outra em 9 e 10 de novembro.

A proposta é alcançar representantes dos 15 municípios inseridos na Região Hidrográfica II (RH II) que atuem ou tenham alguma experiência nas áreas propostas da capacitação. As indicações são feitas exclusivamente pelas prefeituras. Membros ou convidados pelo Comitê Guandu também podem participar mediante a inscrições.

Mobilizar cada vez mais municípios e outros atores da região do Comitê Guandu na prevenção e combate às queimadas é a missão do Colegiado com as ações previstas no seu Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais.

Além dessas capacitações, o Comitê também já realizou neste ano, entre junho e setembro, a Campanha Fiscal das Queimadas, com alertas que sensibilizaram a população sobre os impactos dos incêndios florestais causados por atitudes irresponsáveis do ser humano.

Ainda em maio de 2022, o Comitê também fortaleceu os municípios doando Equipamentos de Proteção Individuas (EPI) e outros materiais de combate a incêndios florestais a suas brigadas.

Durante os dias de treinamento, os participantes terão contato com conteúdos que tratam, por exemplo, de “Introdução ao manejo do fogo”, “Fatores que influenciam a propagação dos incêndios florestais”, além dos tipos que podem ocorrer.

Tanto a parte teórica, quanto a prática vão acontecer entre 8h e 17h, no Campus da UFRRJ de Seropédica, em locais devidamente apropriados para cada etapa.

Toda a preparação e o processo de execução da capacitação são realizados pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

“O processo construtivo dessa capacitação se deu muito por meio de parcerias que viabilizaram a sua realização. Nós estamos muito animados com a primeira experiência de promover uma capacitação deste teor com parceiros tão engajados”, destacou a Técnica em Recursos Hídricos da AGEVAP, Isabela Trece.

Foram convidados os municípios de Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Rio de Janeiro, Seropédica e Vassouras.

Campanha e entrega de EPI entre as ações

Apesar dos dados da Secretaria de Defesa Civil (Sedec-RJ) mostrarem que a época do ano com o maior número de acionamentos por incêndio florestal já passou, a proposta do Comitê Guandu é manter uma regularidade no suporte aos municípios no combate às queimadas.

Os envolvimentos das prefeituras e outros atores da região são buscados a todo tempo pelo Comitê Guandu, a exemplo do que aconteceu com a Campanha Fiscal das Queimadas e agora com o fechamento das ações deste ano com a realização das capacitações.

Ao aderirem a Campanha, as prefeituras e outros parceiros receberam do Colegiado o selo de participação “Eu sou Fiscal das Queimadas”. O movimento contou com apoios, por meio de divulgação, da CCR RioSP – concessionária que administra a Rio-São Paulo; da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE); e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (NUCLEP).

Entre as prefeituras parceiras estiveram a de Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Mendes.  Todas atendidas no Plano Associativo de Combate, Prevenção e Mitigação de Incêndios Florestais do Comitê, que receberam a doação de Equipamentos de Proteção Individuas (EPIs) e outros materiais de combate a incêndios florestais.

Com um investimento de quase 700 mil reais, desde 2019, foram adquiridos e entregues pelo Colegiado, não só às prefeituras citadas acima, cerca de três mil EPI, entre eles, botas de proteção, balaclavas, máscaras antifumaça, capacetes e enxadas.

Serviço:

Para denunciar incêndios em vegetação, ligue para o 193 ou no Linha Verde, um programa do Disque Denúncia: os telefones são 0300 253 1177 (para o interior, a custo de ligação local), 2253 1177 (para a capital), ou por meio do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”.