Os interessados em participar do concurso ambiental e cultural Cine Guandu-RJ ganharam mais prazo, até o próximo dia 13 de janeiro, para fazerem, gratuitamente, as inscrições de vídeos com temas específicos relacionados à importância da preservação e qualidade dos recursos hídricos. Idealizado e executado pelo Comitê Guandu, o concurso é voltado a estudantes dos ensinos médio e/ou técnico, além de superior de instituições públicas e privadas.

O comunicado de prorrogação do prazo de inscrição foi publicado no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), onde também estão todas as informações sobre o edital e novas datas do cronograma do concurso (veja no link abaixo).

A proposta do Comitê Guandu é a participação mais efetiva dos jovens nas ações do Colegiado. Os concorrentes têm duas linhas a serem seguidas. Uma delas trata sobre os 20 anos Comitê Guandu-RJ, na qual deverá projetada a importância dos Comitês de bacia na gestão participativa das águas (…). Já outro tema, destacará projetos ou ações relacionadas aos recursos hídricos, em sentido amplo, no âmbito da RH-II, trabalhando áreas como o uso racional da água, projetos de preservação, turismo agroecológico e ecoturismo, além de outros bons exemplos.

Os vídeos deverão ter a duração entre três e quinze minutos. Outra regra é a formação de grupos de até, no máximo, três pessoas. Serão premiadas as três primeiras produções de cada categoria. Os ganhadores recebem troféus e medalhas, além de notebook para cada integrante do grupo que conquistar o 1º lugar; tabletes para os que ficarem na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição.

Desde que foi lançado o edital em 22 de agosto deste ano, o Comitê Guandu tem intensificado meios de convocar cada vez mais interessados, seja por meio das redes sociais do próprio Colegiado ou em cartazes enviados a cerca de 50 universidades e prefeituras da Região Hidrográfica II (RH II) para serem colados nas unidades educacionais.

Houve ainda contato e envio de material de divulgação à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.  Representantes do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê também já visitaram escolas da região para divulgar o concurso.

Como enviar a sua produção

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunicacao.guandu@agevap.org.br, validadas após confirmação de recebimento do material. Além do vídeo no formato MP4 especificado no Regulamento, deverão ser entregues cópia ou digitalização dos documentos e formulários anexos no edital.

Outra forma de se inscrever é encaminhar as obras à Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ, em Seropédica/RJ, cujo endereço também está especificado no edital.

Os vídeos inscritos passarão, a partir do dia 16 de janeiro, pela análise de habilitação, tendo ainda a fase de recursos até a classificação final com a divulgação do resultado prevista para o dia 04 de fevereiro de 2023.

Uma cerimônia para a premiação dos alunos ganhadores será marcada entre março e abril, também do próximo ano.

Confira o novo cronograma e o edital completo no link abaixo:

https://www.agevap.org.br/edital-005-2022.php