O Comitê Guandu-RJ publicou edital para a eleição de novos membros para o triênio fev/2023 a fev/2026. São 14 vagas para usuários de água, outras 14 para a sociedade civil, e o mesmo quantitativo para órgãos do governo. Em todas elas, além dos representantes, serão escolhidos os respectivos suplentes.

Os interessados na disputa deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de janeiro de 2023, conforme o Edital de Convocação do processo eleitoral publicado no site do Comitê Guandu-RJ, onde constam todo o cronograma, exigência documental e ficha a ser preenchida.

Após passarem por um processo de habilitação, os candidatos deverão participar de fóruns de segmento para a disputa eleitoral.

A participação na diretoria do Colegiado será realizada por inscrições de chapas, compostas por seis membros, dois de cada segmento.

No caso dos usuários de água, podem concorrer pessoas jurídicas, privada ou pública, consumidora de água bruta ou entidades de representação de usuários, exercida por meio de indicação.

As 14 vagas são distribuídas entre os setores de abastecimento de água, saneamento, indústria, agropecuária e pesqueiro, além do setor de geração de energia, sistema de transposição de Bacias, mineração, entre outros.

Já no caso da representação da sociedade civil, a exigência é de que as pessoas jurídicas estejam legalmente constituídas há, pelo menos, dois anos, com atuação relacionada e comprovada em recursos hídricos e meio ambiente na área de atuação da Região Hidrográfica II (RH-II) do Guandu.

Podem concorrer às 14 vagas e suplências, organizações técnicas, de ensino e pesquisa, voltados aos recursos hídricos e ambientais; organizações não-governamentais com objetivo de defesa dos interesses difusos e coletivos da sociedade com atuação comprovada em recursos hídricos e meio ambiente; e representantes da população da bacia, através de associações, instituições, organizações, entidades e sindicatos de trabalhadores.

Já as vagas do poder público podem ser assumidas por representantes das três esferas: federal, estadual e municipal, esta última fica com oito das 14 vagas.

Confira mais detalhes na aba Editais no site do Comitê.