Foram encerradas nessa quinta, dia 12/01, as inscrições para o edital de Chamamento Público de Instituições de Ensino Superior para Fomento à Pesquisa em Usos do solo, Recursos Hídricos e Modelagem de Estoque de Carbono.

Ao todo foram inscritos 8 projetos. A listagem completa pode ser conferida abaixo. Já o resultado final da seleção sai no dia 08/03/2023.

Este edital tem como objetivo central apoiar o desenvolvimento técnico e conhecimento científico relacionado ao impacto das ações de restauração florestal na qualidade de recurso hídrico e no estoque de carbono. Esse apoio acontecerá pela distribuição de R$114.525,00 em bolsas de pesquisa ao longo de 14 meses.

Divulgação de listagem dos projetos inscritos para a seleção do Edital de Fomento a Pesquisa, chamamento público Nº 07/2022, (Re)floresta, Água e Carbono:

1. Método de desinfecção com radiação UV utilizando energia alternativa, a fim de gerar radiação para a eliminação, inativação ou inviabilização de micro-organismos. Pesquisador proponente Everton Rangel Bispo (UNISUAM);

2. Avaliação de indicadores do provimento de serviços ecossitêmicos hidrológicos por florestas em Lídice, Rio Claro – RJ. Pesquisador proponente Cláudia Moster (UFRRJ);

3. Sequêstro de carbono orgânico e hidrologia no solo em áresa de restauração florestal em bioma Mata Atlântica. Pesquisador proponente Ana Luiza Coelho Netto (UFRJ)

4. Estoque de carbono em florestas restauradas no município de Rio Claro, Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador proponente Emanuel José Gomes de Araújo (UFRRJ)

5. Efetividade das ações de conservação e restauração floresta no sequestro de carbono em diferentes áreas do programa Produtores de Água e Floresta em Rio Claro, RJ. Pesquisador proponente: Marcos Gervasio Pereira (UFRRJ).

6. Impacto da Restauração Florestal no Estoque de Carbono no Solo. Pesquisador proponente: Everaldo Zonta (UFRRJ).

7. Relações entre usos e qualidade dos solos, estoque de carbono e provimento de serviços hídricos na microbacia do rio Parado em Rio Claro, RJ. Pesquisador proponente: Guilherme Montandon Chaer (UFRRJ).

8. O Índice de Conectividade Hidrossedimentológica como ferramenta para gestão de bacias hidrográficas. Pesquisador proponente:Franciele Zanandrea (UFF)