Foi aprendendo e se tornando multiplicadores da importância da preservação do meio ambiente, que alunos da Escola SESI Nova Iguaçu se tornaram verdadeiros “Amigos do Guandu”. Durante os últimos meses, eles participaram de uma série de atividades de educação ambiental no projeto do Comitê Guandu-RJ e da AGEVAP, realizado em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Na última sexta-feira (17), a escola recebeu uma oficina de mudas para os alunos, por meio do “Replantando Vida”, programa socioambiental da Cedae, junto com o “Amigos do Guandu” do Comitê. Além desta atividade, foram recolhidos textos e desenhos feitos pelos estudantes para a etapa “Cartas para 2032”, com mensagens ao futuro. Todo o material foi enterrado em uma cápsula do tempo, que só terá seu conteúdo revelado na próxima década.

Representante do “Replantando Vida”, Thainá Almeida Chagas falou para as crianças sobre a importância da preservação das matas ciliares, mostrando algumas sementes. Os alunos ainda puderam fazer um plantio coletivo de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, e levar, ainda, algumas delas para casa, podendo compartilhar com as famílias o que aprenderam.

“Esse trabalho com educação ambiental é de suma importância para o alcance dessa conscientização, para que as nossas florestas não se percam e os nossos rios não se tornem tão poluídos quanto já estão. Que as crianças multipliquem ainda mais essa ideia de que meio ambiente preservado e ecologicamente correto é de nossa responsabilidade, como está escrito na nossa própria Constituição Federal”, comentou Tainá.

A coordenadora da escola, Elaine Teixeira Alves, também ressaltou a importância do projeto. “Foram plantadas várias sementinhas em cada criança aqui e com certeza vão ser cidadãos melhores, que cuidam do meio ambiente e vão passar também para toda a comunidade escolar”, disse.

Durante todas as etapas do “Amigos do Guandu”, iniciadas em novembro do ano passado, foram atendidos 80 alunos da Escola SESI Nova Iguaçu e outros 98 da Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, de Seropédica.

As atividades lúdicas incluíram a exibição de vídeos de educação ambiental, apresentados pelo mascote do projeto, o “Dudu”, distribuição de cartilha e peça teatral, com o espetáculo e oficina “Peixe Mágico”, além de visitas guiadas por meio da ação “Exploradores”, como aconteceu no “Manancial”, que é o Centro de Inovação Socioambiental da Cedae, no Centro do Rio de Janeiro.

Ainda neste ano, os alunos das duas escolas vão receber o resultado da ação “O Rio que Fui”, também realizada pelo projeto “Amigos do Guandu”, que reuniu histórias contadas pelos alunos e familiares de como o Rio Guandu e outros mananciais da Região Hidrográfica II eram no passado. Os relatos vão virar livro com publicação custeada pelo Comitê Guandu-RJ.