O segundo episódio do Podcast do Comitê Guandu-RJ “Quanto vale a água?” está pronto para ir ao ar. Mas antes de conferir o capítulo desta quarta-feira (29), que tal assistir o que já está disponível nas plataformas de áudio e no canal do Comitê no YouTube. Lançado no último dia 22 de março, quando foi comemorado o Dia Mundial da Água, o Podcast reúne especialistas do Colegiado e convidados em cinco episódios, sempre destacando o valor da água e iniciativas que contribuam para a segurança hídrica.

No primeiro capítulo, o destaque foi para “O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro – História e avanços”, dando ênfase também ao papel do Comitês de Bacia, no qual o Guandu se destaca pelo seu pioneirismo na gestão descentralizada e participativa das águas. Já o segundo episódio trata sobre “Água Virtual e Pegada Hídrica”.

O Podcast “Quanto vale a água?” é uma das realizações do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, com produção da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e execução da Agência Bumerangue.

“O Podcast do Comitê Guandu são importantes ferramentas para divulgação dos nossos projetos e ações, que visam a melhoria da quantidade e qualidade das águas, que abastecem cerca de 9 milhões de habitantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e outros municípios, possuindo assim uma posição vital em um dos maiores sistemas de captação, tratamento e distribuição de água do mundo. A série debate assuntos de segurança hídrica e recursos hídricos, contando com a participação de atores fundamentais na gestão de recursos hídricos da bacia, compartilhando seus conhecimentos sobre os assuntos e elucidando as soluções e projetos do Comitê”, destacou a diretora-geral do Comitê e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), Mayná Coutinho.

No episódio desta quarta, o gerente institucional da AGEVAP e responsável pela Comunicação do Comitê Guandu, Antônio Mendes bate um papo sobre “Água Virtual e Pegada Hídrica” com os professores Alfredo Akira, doutor em Ciências e Engenharia e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Paulo Canedo, que é também pesquisador da área de Engenharia Ambiental da UFRJ; e Luis Jupi, geógrafo e analista de sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

“A água vale uma enormidade, mas as pessoas não imaginam que podem consumir até quatro mil litros de água por dia. Somos um dos cinco maiores exportadores de água do mundo, o Brasil tem 13% da água do mundo e 3% da população”, comentou o pesquisador e professor Paulo Canedo.

Analista ambiental da FIRJAN, Luis Jupi, ressaltou que a consciência ecológica é um diferencial cada vez mais exigido à indústria. “Faz toda a diferença no mercado, reflete na diferença dos produtos e também nos processos das empresas, uma menor pegada hídrica é sinal de processos mais modernos e suficientes”, comentou.

Os episódios estão sendo disponibilizados nas principais plataformas de áudios e canais de divulgação do Comitê. Além do capítulo de quinta, outros três vão ao ar até o dia 17 de abril, inclusive no aniversário de 21 anos do Comitê Guandu no próximo dia 3.

“Para os próximos capítulos serão abordados outros temas relacionados à água, sustentabilidade hídrica e soluções verdes, além de projetos do Comitê. Essa série de Podcast visa aumentar o conhecimento da população sobre as questões da água, dar transparência às ações do Colegiado e ampliar a participação e envolvimento da sociedade com a gestão de recursos hídricos”, afirmou a diretora-geral Mayná Coutinho.