O concurso ambiental e cultural Cine Guandu, promovido pelo Comitê Guandu-RJ, para alunos dos ensinos médio e/ou técnico, além de superior, de instituições públicas e privadas, da Região Hidrográfica II (RH II), já tem a lista de inscritos divulgada (link abaixo). Antes de irem à votação popular, os vídeos produzidos pelos participantes passarão agora pela análise de habilitação, tendo ainda a fase de recursos até a classificação final, conforme edital e cronograma também disponíveis no link disponível no site da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Nesta fase de habilitação será verificado o respeito à critérios colocados no edital, como as temáticas, que apesar de específicas, permitiram uma exploração ampla por trabalharem a importância da preservação e qualidade dos recursos hídricos, e ainda as diversas ações desenvolvidas pelo Comitê em seus quase 21 anos de trabalho na bacia do Rio Guandu.

Também serão verificadas a duração do vídeos, com determinação de entre três e quinze minutos, e a formação de grupos de até, no máximo, três pessoas, outra exigência do concurso.

Todas as produções inscritas são da categoria do ensino superior, tanto de instituição pública, quanto privada, com abordagens que tratam da importância do Rio Guandu, sobre a geosmina, além da atuação do Comitê Guandu com projetos, como o Sanear na área de saneamento básico, destacando, ainda, a história do Colegiado e sua contribuição para a gestão participativa e democrática da água.

Os vídeos habilitados vão à votação popular entre os dias 11 e 18 de maio deste ano. Para que todos possam votar, basta acessar o Instagram e Facebook do Comitê Guandu.

A divulgação do resultado final dos vencedores está prevista para o dia 22 do mesmo mês e uma cerimônia para exibição dos trabalhos e premiação dos alunos ganhadores será marcada para o dia 06 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente. Mais do que premiar os alunos, o objetivo do projeto Cine Guandu é propagar o que vem sendo aprendido e produzido por alunos da RH II, que envolve 15 municípios.

Serão premiadas três produções inscritas e os ganhadores receberão troféus e medalhas, além de notebook para cada integrante do grupo que conquistar o 1º lugar; tabletes para os que ficarem na 2ª colocação; e aparelhos celulares aos da 3ª posição.

Confira a lista, o cronograma e o edital completo no link abaixo:

https://www.agevap.org.br/edital-005-2022.php