O Dia Nacional da Mata Atlântica, no próximo dia 27, será comemorado pelo Comitê Guandu e parceiros com a apresentação dos resultados programa Produtores de Água e Florestas (PAF) na região Sacra Família, que, desde 2019, já restaurou 50 hectares com o plantio de mais de 47 mil árvores, além de conservar outros 800 hectares em Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras.

Nos três municípios são, ao todo, 40 produtores rurais participantes do programa, todos beneficiados por Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), que somam quase R$ 364 mil.

Desenvolvido dentro da Agenda de Infraestrutura Verde do Comitê Guandu, com operacionalização e execução da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), o PAF na Sacra Família tem atuação da ONG Crescente Fértil. Juntos, eles estão organizando para o dia 27 (sábado), às 14h30, um evento na Fazenda Santa Rita, uma das atendidas pelo PAF, em Mendes (Confira a localização no fim do texto).

A anfitriã será a proprietária Leila Manoel Menezes uma das beneficiadas pelos valores compensatórios, que são pagos de acordo com a área de recuperação e preservação florestal nas suas terras. A Fazenda Santa Rita é um dos modelos, sendo Leila uma guardiã de uma das áreas mais verdes perto do Centro de Mendes, com 152 hectares, sendo 90% deles de mata nativa preservada.

Ao participarem do evento, os convidados poderão não só conhecer um pouco mais sobre a Fazenda Santa Rita, mas de todos os ganhos que o PAF Sacra Família trouxe para a região. Para isso, será composta uma mesa com representantes do próprio Comitê Guandu, das três prefeituras, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ONG The Nature Conservancy (TNC), AGEVAP e Crescente Fértil.

 A maior parte das propriedades atendidas pelo PAF Sacra Família está em Engenheiro Paulo de Frontin. Além das 25 de lá, outras 13 famílias são beneficias em Mendes e mais duas em Vassouras.  Durante o evento o dia 27, todos receberão certificados por terem feito parte do programa.

Além dos repasses por PSA, durante os últimos três anos o PAF Sacra Família executou uma série de atividades que começou desde a divulgação, mobilização, comunicação e seleção das propriedades, cujos donos passaram a entregar o programa. Também foram feitos o mapeamento, cercamento, preparo do solo, aquisição de mudas e insumos, plantio, manutenção, monitoramento da conservação do solo.

Destaque também para a implantação, em parceria com a Embrapa, de Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais (SAFs), que aliaram produtividade e sustentabilidade, utilizando de espécies florestais e cultivos agrícolas em propriedades rurais de Mendes.

Ainda no evento, será oferecido um coquetel com diversos alimentos da produção agroflorestal e artesanal.

Serviço: Apresentação resultados PAF Sacra Família

Data: 27/05/2023 (Dia da Mata Atlântica)

Horário: 14h30

Endereço: Fazenda Santa Rita, na rua Vereador Arthur Marques dos Santos, 653, Bairro Santa Rita