O município de Rio Claro (RJ), berço do PAF (Re) Floresta e casa de uma das maiores bacias hidrográficas do estado do Rio e de florestas responsáveis por um grande estoque de carbono, completou 174 anos de emancipação no mês de maio e a equipe do projeto marcou presença na festa de aniversário da cidade. Dentre as ações realizadas, está a doação de 100 mudas de espécies florestais para a comunidade.

Cedidas pelo Projeto Replantando Vidas, as mudas doadas fazem parte do programa Socioambiental da Cedae, o maior empregador de mão de obra prisional do país. Atualmente, são mais de 500 apenados trabalhando no projeto.

Desde 2001, o projeto da Cedae soma mais de 6 mil apenados trabalhando na área ambiental, além de outras atividades, como por exemplo, confecção de uniformes e máscaras, jardinagem, obras e reparos. O projeto ainda conta com um curso de capacitação na área de reflorestamento que vai desde ir as florestas coletar as sementes, produzir as mudas nos viveiros e também ir para as margens dos rios e nascentes realizar as ações de reflorestamento.

“É incrível saber que projetos como esses existem e que transformam a realidade de centenas de pessoas e famílias. Sem contar no trabalho realizado pensando na restauração de nossas florestas”, disse a assessoria de imprensa do Projeto PAF (Re)Floresta, Água e Carbono que ainda agradece a parceria com a CEDAE.

Na ocasião da festa de aniversário de Rio Claro, o estande do PAF (Re) Floresta ainda contou com a presença dos parceiros do Quilombo Alto da Serra do Mar, que levaram produtos da comunidade para expor, além da vista de alguns dos produtores rurais que estão recebendo ações de restauração florestal em suas propriedades e ainda a presença do prefeito de Rio Claro, José Omar, do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Lázaro Lopes e do subsecretário Pedro.

O projeto (Re)Floresta, Água e Carbono é realizado pela AGEVAP e financiado pelo Comitê Guandu e Programa Petrobras Socioambiental.