Como desdobramento do “Seminário de Integração” realizado entre os membros do Comitê Guandu-RJ, um grupo do Colegiado fez uma visita técnica, nessa quinta-feira (15), ao Complexo de Ribeirão das Lajes, da Light S.A, um engenhoso sistema conjunto de captação de água e geração de energia, proveniente de quatro usinas, com mais de um século de existência.

A proposta foi fazer com os membros, especialmente os mais recentes que tomaram posse este ano, possam conhecer ainda melhor a Região Hidrográfica II (RH II). Uma outra visita técnica já está prevista para os próximos dias à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, que também é uma das principais obras de engenharia do século XX no Brasil.

“Foi um dia especial, conheci o Complexo da Light, a Usina Hidrelétrica de Fontes e a represa de Piraí, e entendi a grandiosidade de um sistema de geração de energia e captação de água fantástico. Muita informação, responsabilidade técnica, vi a importância da captação de água do Rio Paraíba do Sul, que auxilia o sistema Guandu. Fez todo o sentido para mim ver o quanto o Comitê Guandu fala e trabalha com projetos voltados para a segurança hídrica do estado do Rio de Janeiro. Obrigada ao Comitê por proporcionar muitos avanços para o município de Mendes. E com essas visitas técnicas, abrir cada vez mais os nossos horizontes. Espero poder participar de outras visitas técnicas como está e mais uma vez agradeço ao Comitê Guandu”, destacou a secretária de Ambiente de Mendes e membro do Comitê, Zelia Raguzzoni.

Também presente, a gerente de meio ambiente da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep), que também integra o Colegiado, Viviane Montebello, disse que a visita técnica foi importante para que os membros possam ver de perto aquilo que ouve ou ler durante as discussões do Comitê.

“Quando você vê na prática, você consegue entender melhor a legislação, você consegue entender melhor o que está sendo discutido dentro do âmbito do Comitê de bacia. Gostei muito da visita, porque integra os membros do Comitê, muitas pessoas que a gente as vezes até conhece, mas só de nome ou por vídeo ou numa reunião rápida e você não tem a oportunidade de conversar, de trocar mais ideias. Pude conhecer como funciona a instituição, como que funciona a operação dessa represa, sem falar na paisagem lindíssima. A gente também conversou com o operador, foi super solícito, levou a gente para conhecer vários ambientes e ainda pudemos observar como é a condução dos funcionários para um ambiente operacional. Como é o cuidado deles com a área ambiental para evitar mais impactos ambientais. Eu gostei muito! Quero mais visitas”, ressaltou Montebello.

Membro também do Comitê, Josiane da Silva Luz, representante da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (Asdinq), foi outra que avaliou a visita como extremamente positiva.

“Foi uma experiência excepcional entender e conhecer como funciona o sistema de abastecimento de energia do RJ, assim como a importância do trabalho em equipe entre as concessionárias Light e Cedae para atender e não deixar faltar o abastecimento para todo município”, afirmou Josiane.

A visita técnica foi a segunda atividade de integração envolvendo diretamente os membros neste mês de junho. No último dia primeiro, um seminário no Espaço Manancial, na sede da CEDAE, no Rio de Janeiro marcou o início da programação, que será finalizada na ETA Guandu, no dia 30 deste mês. 

Durante o seminário aconteceu uma série de palestras e dinâmica, buscando cada vez mais conectar os representantes da sociedade civil, do poder público e usuários de recursos hídricos, nas propostas para aumentar a segurança hídrica.