O Comitê Guandu-RJ inicia na próxima segunda-feira (10) a publicação de uma série de depoimentos sobre a implantação dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMAs), que estão sendo construídos de forma inédita em 12 municípios da Região Hidrográfica II (RH II).
Duas vezes na semana, às segundas e quintas, a partir de entrevistas feitas pela equipe do “Integra Guandu”, serão publicados no site oficial do Comitê (www.comiteguandu.org.br) os depoimentos de pessoas que fazem parte dos grupos de trabalho, formados por representantes dos municípios, que fazem o acompanhamento do projeto.
A série será aberta com o município de Seropédica, com a entrevista feita com os integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Adriane Sales e Rafael de Souza.
“Foi de fundamental importância que o Comitê Guandu, através de seus municípios membros, direcionasse seus esforços e recursos para a conservação e proteção da Mata Atlântica em seu território, tendo em vista, que é através desse, que se assegura a manutenção dos serviços ecossistêmicos em especial os recursos hídricos em nossa região hidrográfica”, traz parte do depoimento.
Operacionalizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), executado pelo consórcio STCP/Mater Natura e desenvolvido de forma participativa, o “Integra Guandu” (PMMAS) trabalha o protagonismo dos municípios na preservação do bioma e segurança hídrica, foco de uma das agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu.
Estão sendo beneficiados os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados, Seropédica, Mangaratiba, Mendes, Piraí, Barra do Piraí, Rio Claro e Vassouras. Os PMMAs vão subsidiar a elaboração de um Plano Diretor Florestal na Região Hidrográfica II, que incluirá as cidades do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Nova Iguaçu, que já possuem os seus Planos Municipais de Mata Atlântica, ou seja, abrangendo assim toda a Região Hidrográfica II.
Os municípios já participaram de algumas fases de elaboração dos planos de ação, na qual foram ministradas oficinas envolvendo os atores.