O Comitê Guandu concluiu, em novembro de 2022, o projeto Observatório da Bacia, que faz um dimensionamento de uma rede de monitoramento hidrometeorológico na Região Hidrográfica II e vai poder monitorar enchentes, subsidiar projetos que exijam a utilização de água, validar a qualidade da água em pontos diversos e apoiar a ampliação do enquadramento de corpos hídricos, além de apoiar na fiscalização de incidentes que podem colocar em risco a saúde da bacia e a segurança hídrica.

Foram definidos 106 pontos distintos de monitoramento, contemplando acompanhamento contínuo pluviométrico em todos os pontos, monitoramento fluviométrico e de qualidade da água em 88 pontos. Em 30 pontos dentre estes últimos 88, prevê-se também o monitoramento de nível freático. Os equipamentos são de tecnologia avançada, dando a precisão das informações de 15 em 15 minutos, os dados serão divididos em automáticos e convencionais, sendo este último enviado a um computador e os números avaliados a cada dois meses, por técnicos especializados.

Na cerimônia de comemoração dos 23 anos do Comitê Guandu-RJ, dia 04 de abril de 2025, ocorreu a apresentação do projeto Observatório da Bacia e seu lançamento. O Comitê Guandu-RJ já repassou ao INEA 16 milhões, com investimentos vindos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), para a implementação do projeto Observatório da Bacia na Região Hidrográfica II, além de recursos anuais para a operação e manutenção das estações hidrometereológicas do projeto. Com isso, serão instaladas 80 estações para avaliar a qualidade e quantidade da água na RH II. Será a mais completa e eficaz rede de monitoramento.