O Comitê Guandu concluiu, em novembro de 2022, o projeto Observatório da Bacia, que faz um dimensionamento de uma rede de monitoramento hidrometeorológico na Região Hidrográfica II e vai poder monitorar enchentes, subsidiar projetos que exijam a utilização de água, validar a qualidade da água em pontos diversos e apoiar a ampliação do enquadramento de corpos hídricos , além de apoiar na fiscalização de incidentes que podem colocar em risco a saúde da bacia e a segurança hídrica.
O projeto foi executado pelo consórcio Envex-Ferma, contratado pela AGEVAP, no valor de R$ 292.755,34, pagos com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, FUNDRHI deliberado e acompanhado pelo comitê.
Foram definidos 106 pontos distintos de monitoramento, contemplando acompanhamento contínuo pluviométrico em todos os 106 pontos, monitoramento fluviométrico e de qualidade da água em 88 pontos. Em 30 pontos dentre estes últimos 88, prevê-se também o monitoramento de nível freático. Os equipamentos são de tecnológia avançada, dando a precisão das informações de 15 em 15 minutos, os dados serão divididos em automáticos e convencionais, sendo este último enviado a um computador e os números avaliados a cada dois meses, por técnicos especializados.
O Observatório da Bacia do CBH Guandu é um projeto para revisão e reconstrução do monitoramento quali-quantitativo das águas da Região Hidrográfica II. Foram determinados pontos de coleta de dados de chuvas, vazões e qualidade de água dos rios desta região, além de orçadas a contratação de pessoal para operação e manutenção, e também a aquisição e instalação dos equipamentos.