Com o estado do Rio de Janeiro já registrando, até o início de março deste ano, o aumento em 400% nos incêndios em vegetação combatidos pelo Corpo de Bombeiros, discutir medidas conjuntas que evitem este tipo de ocorrência se torna cada vez mais necessário. E é justamente isso que o Comitê Guandu-RJ fará na próxima terça-feira, 18/03, com um novo workshop sobre queimadas.


Reunindo representantes dos municípios, da sociedade civil que atuam nesta agenda, e organizações públicas que trabalham no combate aos incêndios florestais da Região Hidrográfica II (RH II), o evento vai acontecer a partir das 13h30 no Auditório do Pavilhão de Aulas Teórica (PAT), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica.


Objetivo do Comitê é consolidar uma proposta, alinhada ao Plano Associativo de Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, para o fomento de equipamentos e ações para prevenção, combate e mitigação aos incêndios florestais. A ideia com o encontro do dia 18 é definir junto, aos participantes, como serão investidos os R$ 5 milhões disponíveis na Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) do Comitê de 2025 voltados ao combate das queimadas.


De acordo com a diretora de Restauração Ambiental do Comitê Guandu, Cristiane Siqueira, ressaltou que a realização de workshops, surgida nas câmaras técnicas do Colegiado, é justamente para contribuir na análise de como o Comitê Guandu pode futuramente trabalhar em cima dessas questões, para além das ações que já faz.


“Todos os apontamentos feitos no workshop vão gerar um relatório para a gente pensar nas possibilidades de como contribuir com essas ações na evolução do combate e principalmente na prevenção dos incêndios florestais”, disse Cristiane Siqueira.


Em 2025, até os primeiros dias de março, segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram registras 5.960 ocorrências de incêndio em vegetação. O número cresceu alarmantemente se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.115 incêndios.


O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro é justamente um dos convidados para o workshop, assim como representantes da Operação Fumaça Zero, que é realizada pelo Inea; do ICMBio, incluindo gestores da Floresta Nacional Mario Xavier (Flona), em Seropédica; APA Guandu; integrantes dos municípios da RH II, principalmente aqueles que possuem brigadas de combate a incêndios florestais; e representantes da sociedade civil organizada.


Após a secretaria-executiva apresentar os objetivos do workshop e ações já realizadas pelo Comitê Guandu, cada um dos representantes convidados poderá mostrar o seu trabalho e proposições.