Com o objetivo de reforçar seu compromisso de facilitar o acesso dos proprietários rurais às políticas de conservação e restauração, o programa Produtores de Água e Floresta (PAF) realizou uma capacitação voltada ao Cadastro Ambiental Rural no município de Mendes (RJ), visando a promoção da sustentabilidade no campo com apoio técnico, insumos e incentivo financeiro.
A ação, realizada no mês de abril em parceria com a Prefeitura de Mendes, e com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, teve como objetivo preparar moradores, técnicos e proprietários rurais locais para apoiar os interessados em aderir ao programa na realização do cadastro.
A capacitação foi conduzida por Fernando Moura, biólogo que faz parte da equipe técnica de consultores do PAF, junto de Maíra Morokawa, Engenheira Florestal, e de Antônio Cardoso, Engenheiro Agrônomo.
Após um passo a passo de como solicitar o Cadastro Ambiental Rural, os presentes, já com os documentos em mãos, concluíram as primeiras solicitações. E os resultados já começaram a aparecer!
O PAF já começou a receber os primeiros CARs preenchidos pelos participantes da atividade. Com esse movimento, o município começa a estruturar uma rede de apoio local capaz de multiplicar as informações e garantir que mais proprietários tenham acesso aos incentivos do programa.
Zélia Raguzzoni, subsecretária de Agricultura e Meio Ambiente de Mendes, celebrou a chegada do programa no município e ressaltou a importância do território para o abastecimento de água no Sistema Guandu: “Somos cercados de nascentes e florestas, uma das grandes caixas d’água do Sistema Guandu. Estávamos esperando há 2 anos a chegada do PAF no município!”.
Fernando, membro da equipe técnica do PAF, destacou a importância do engajamento local e o impacto desse novo passo dado em Mendes: “Esse cadastro é obrigatório para os imóveis rurais, e no município [de Mendes] existe uma cobertura pequena. Essa é uma estratégia em parceria com a prefeitura e a EMATER para que mais pessoas consigam executar o CAR. Para fazer um mutirão de cadastramento no município para que mais pessoas venham aderir ao programa”.
O Programa Produtores de Água e Floresta é uma iniciativa do Comitê Guandu, realizada pela AGEVAP com recursos da cobrança pelo uso da água na RH II.
Para acompanhar e tirar dúvidas, acesse o Instagram do programa @paf_aguaefloresta.
Já é possível se inscrever no novo edital do PAF! Saiba mais e conheça os requisitos necessários para participar através do link: https://www.agevap.org.br/edital-001-2025



