Aconteceu na manhã desta quinta-feira, (5), a 2ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica de Estudos Gerais (CTEG) do Comitê Guandu. O encontro deu continuidade às apresentações dos potenciais turísticos dos municípios que integram a Região Hidrográfica II.
A primeira apresentação contou com representantes dos municípios de Itaguaí, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Seropédica, Miguel Pereira e Rio Claro. Clique aqui e confira como foi.
Neste segundo encontro, a cidade de Paracambi realizou uma apresentação. O Superintendente Municipal de Turismo na Prefeitura Municipal de Paracambi, Evandro Viana foi o escolhido para destacar os principais potenciais para turismo agroecológico no município da baixada.
O representante ressaltou o crescente uso de propriedades rurais para esportes como o ciclismo. Segundo Evandro, produtores locais criaram uma cooperativa rural e têm se mobilizado para adaptar seus espaços para a prática de esportes.
Além disso, ele falou sobre o Parque Municipal do Curió. A Unidade de Conservação de Proteção Integral conta com cachoeiras e mais de nove mil hectares de mata atlântica.
Para finalizar, Viana comentou sobre os desafios para o turismo no município. “As estradas rurais estão em estado precário. Precisamos também de ações de conscientização para os produtores rurais, dizendo que eles podem conciliar a produção e o turismo e não precisam desmatar para fazer adaptações em seus espaços.”
As apresentações estavam previstas no Manual Operativo do PERH Guandu, que define a escolha de potenciais para turismo agroecológico como uma ação prioritária com objetivo na conservação e proteção dos recursos hídricos.