Por mais um ano, o Comitê Guandu-RJ estará presente no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será aberto na próxima segunda-feira (21) e segue até o dia 25 de agosto no Centro de Convenções de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com o tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”, a XXV edição do ENCOB é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) com vários parceiros, entre eles a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e o Governo Federal.
Com uma programação extensa e dinâmica, com várias palestras acontecendo de forma simultânea, o ENCOB tem entre seus principais atrativos os estandes, onde, em um deles, do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias, o Guandu estará divulgando os trabalhos desenvolvidos na Região Hidrográfica II (RH II), inclusive com a distribuição da sua “Revista Guandu”, que reúne temas importantes, como o Sanear Guandu e o programa Produtores de Água e Floresta (PAF).
Os dois programas, apontados como carros-chefes, serão abordados em apresentações que vão ocorrer dentro do estande. Inicialmente, no dia 23, das 9h45m às 10h15, estarão sendo mostrados aos visitantes o Programa Sanear Guandu e o Projeto Observatório da Bacia. Já no dia seguinte (24), das 9h às 9h30m, serão apresentadas as ações da Agenda de Infraestrutura Verde, do Comitê Guandu, ressaltando, por exemplo, os inéditos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs) financiados pelo Colegiado para 12 municípios da RH II, e o PAF, dando enfoque, ainda, ao Refloresta.
Para o XXV ENCOB, é esperado um público presencial e online de mais de 2 mil pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, que poderão vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismos dos comitês de bacias praticado nas últimas edições.
O evento deverá proporcionar grandes diálogos e troca de experiências entre os mais de 240 comitês de Bacias do País, com a realização de Rodas de Diálogos e apresentação de experiências exitosas dos Comitês de Bacias.
Uma das rodas de diálogos prevista na programação sobre “Governança para gestão das águas”, que contará com a participação do diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques. Ele contribuirá com o tema “Cobrança como Instrumento efetivo de Governança”. A roda de diálogo terá como mediadora a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), Suzana Montenegro, e ainda a participação da superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE/SP), Mara Ramos, do presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raizer, e da diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.
Confira a programação completa (ainda sujeita à alteração) no link abaixo: