Vem por aí mais uma iniciativa dos Comitês de Bacia em prol da preservação dos mananciais, em especial da bacia do Rio Paraíba do Sul, uma das principais bacias do sudeste. O objetivo da expedição é conscientizar sobre a necessidade do enfrentamento da crise hídrica através da recuperação e preservação das nascentes, áreas de recarga e cabeceiras, priorizando a cabeceira e a nascente do rio Paraíba do Sul. O Comitê Guandu e outros nove colegiados são os responsáveis pela ação.

A expedição será dividida em três etapas. A primeira delas, com início em março, conta com diálogos com os Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul serão apresentados por cada comitê temas comuns ao longo do mês. Entre os temas em destaque estão a Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável, além de projetos criados ou aprovados nos próprios comitês.

Para o mês de março está prevista uma visita as ruínas de São João Marcos, cidade alagada para a construção do reservatório de Lajes e uma visita as propriedades participantes do programa Produtores de Água e Floresta, um projeto do Comitê Guandu, conhecido internacionalmente, que já resultou na conservação e recuperação de cerca de cinco mil hectares de Mata Atlântica, além de ser uma das primeiras iniciativas de pagamento por serviços ambientais do país.

A segunda etapa está prevista para acontecer entre os meses de abril e junho. Nesta fase os diálogos acontecerão com os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraitinga e Paraibuna. Entre os temas a serem discutidos estão: Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável; Organização da “Rota Turística Caminho das Águas Nascentes do Paraíba”; Educação Ambiental e Recursos Hídricos; e Turismo Pedagógico Ambiental e Rural.

A terceira e última etapa deverá ser realizada em setembro. Ela prevê uma Conferência para a exposição dos trabalhos dos CBHs, propostos na Expedição, e o encaminhamento das propostas para 2023. O tema central desta etapa é “Produção de Água pró Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável”.

A novidade chega pouco antes do aniversário de 20 anos do Colegiado, no dia 3 de abril. Em comemoração a esse marco, o Colegiado está preparando uma série de eventos e ações que poderão ser acompanhados em nosso site e redes sociais.