Nos 20 anos do Comitê Guandu, mais do que uma data, os motivos para comemorar estão na realização de seus projetos. Além de dar visibilidade aos municípios em suas demandas na gestão da água, o colegiado a cada ano aumenta suas políticas de preservação ambiental e de proximidade com a sociedade em geral. 

Para este ano comemorativo, o Comitê já vem trabalhando na execução de novos projetos, alguns deles visando a inserção dos jovens na gestão democrática da água, como o “Amigos do Guandu” e o “Cine Guandu”. Também será instituído o Grupo de Trabalho Jovem (GTJ).

Diretor mais longínquo do Comitê, entre 2010 e 2018, o engenheiro Júlio Cesar Oliveira Antunes (Cedae) é um entusiasta quando o assunto se trata da causa hídrica e da importância do Comitê Guandu para a sociedade, ressaltando o papel do jovem para a valorização da água.

“Não consigo imaginar uma sociedade sem a existência do Comitê. Acredito que poucas pessoas compreendam o quão importante ele é. Vinte anos é pouco para o que o Comitê é capaz de realizar”, destacou Júlio.

Do passado, o ex-diretor traz a lembrança das várias reuniões até que o pequeno grupo, ao qual fez parte, se tornasse algo maior como hoje. Para o futuro, projeta um Colegiado ainda mais representado por jovens a partir também de um interesse maior dos municípios na causa hídrica.

“O legado do Comitê é algo que deve ser ensinado para os mais jovens, pois essa é uma maneira de fazer com que a água seja cada vez mais valorizada e a população entenda o quão importante é este instrumento para a natureza e o ecossistema no todo”, afirmou. 

GT Jovem – Visando ampliar o acesso às informações e às condições necessárias para que os jovens possam atuar como agentes de transformação em relação aos desafios na gestão das águas, o Comitê vai instituir nos próximos meses o Grupo de Trabalho composto por pessoas entre 18 e 29 anos.

A proposta é que o GTJ conte com representações que venham de escolas e universidades dos 15 municípios da região, além de outros jovens que façam parte de instituições já em exercício no Comitê.

Projetos marcam a nova fase do Colegiado 

Uma das maiores apostas do Colegiado neste ano é o projeto “Amigos do Guandu”, previsto para iniciar no segundo semestre deste ano. Ele será desenvolvido em parceria com os municípios em escolas presentes no entorno da Bacia Hidrográfica do Guandu.

A proposta é destacar, de forma pedagógica, a importância do cuidado com o meio ambiente, principalmente em relação à preservação da água e dos recursos naturais. Um caminho de sucesso já conhecido pelo Comitê que realizou, em 2015, o concurso “O Fantástico Mundo da Água” em 98 escolas dos 15 municípios da bacia.

Dentro das propostas para marcar esta nova fase do Comitê foi elaborado também o “Cine Guandu”, que terá a mesma linha participativa, mas voltado aos jovens do ensino médio e universidades, Eles poderão se unir em grupos para produzirem um vídeo curto sobre as temáticas ambientais. 

Os finalistas irão a votação popular nas redes sociais do Colegiado. Os três melhores vídeos de cada categoria serão premiados com notebooks, tablets e smartphones, para cada aluno.

“São propostas muito boas para podermos melhorar a importância da água e como ela caminha e influencia a vida em uma área/região que denominamos de bacia hidrográfica”, disse Júlio Antunes.

Mais ações previstas

Entre várias outras iniciativas previstas, estão campanhas contra queimadas e ações sociais, como o “Guandu Solidário”, e o programa “Empresa amiga dos rios”, que visa reconhecer as iniciativas que utilizam práticas sustentáveis em seu processo produtivo, mitigando os impactos ambientais, principalmente relacionados à água. 

O objetivo é reconhecer e divulgar esses bons exemplos, para que as práticas sejam cada vez mais constantes.

Também estão sendo elaborados  workshops com temáticas ambientais. Todas essas atividades serão lançadas durante os próximos meses.