Está prevista para o próximo dia 27, data que marca o dia do Mata Atlântica, a entrega dos Equipamentos de combate e mitigação de incêndios florestais para municípios que compõem a Região Hidrográfica II.

Essa ação foi prevista no Plano Associativo de Combate e Mitigação de Incêndios e Queimadas do Comitê Guandu, que diagnosticou as área com maior incidência e traçou um planejamento para auxiliar no combate aos incêndios florestais visando diminuir seus impactos danosos ao meio ambiente e o risco a população.

Tratam-se de botas de proteção, balaclavas, máscaras antifumaça, capacetes e enxadas, que servirão para fortalecer as unidades municipais de 13 municípios da bacia.

Serão contemplados os municípios de Barra do Piraí, Eng. Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras.

Com um investimento de quase 700 mil reais, desde 2019 foram adquiridos cerca de 3000 EPIs. Com a aproximação do inverno e, com ele, o período de seca, é necessário o empenho no controle de incêndios e na preservação da Mata Atlântica.